Formação de lideranças regionais, estaduais e diocesanas; discussão das ações desenvolvidas pela Infância, Adolescência e Juventude Missionária (IAM e JM); articulação dos trabalhos nas dioceses e entre as Obras Missionárias, além da consolidação do Oestão como encontro regional missionário. Foram esses os temas que nortearam o 2º Oestão da IAM e JM, que aconteceu nos dias 2 a 5 de junho, na Casa da Juventude Padre Burnier, em Goiânia.
O evento reuniu 47 coordenadores e assessores das Obras Missionárias do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A programação dispôs de palestras, dinâmicas, momentos de reflexão e oração, discussões e partilha de grupos. Com assessoria dos secretários nacionais da IAM/JM, respectivamente, padre André Luiz de Negreiros e Guilherme Cavali, foram tratados temas como “A criança, a Igreja e a Missão”, “Educar para o Bem Viver”. Houve também uma apresentação sobre a Campanha Missionária 2016, com o tema “Cuidar da casa comum é a nossa missão”.
“Esse Oestão nos proporcionou o encontro de realidades distintas que juntas se transformaram em espaço de fraternidade, conhecimento e aquisição de experiência. Foi um reavivamento da fé e esperança em torno do Evangelho que nos leva à comunhão plena com Deus e com próximo”, disse a secretária estadual da JM da Diocese de Barra do Garças (MT), Thyffany Laylanna Brandam Alves.
A partir da próxima edição, o evento, que era realizado anualmente, passará a acontecer de forma itinerante a cada dois anos, portanto, em 2018 deverá ser sediado na Diocese de Cuiabá (MS) e assumido pelas coordenações estaduais da IAM e JM de Mato Grosso.
Informações: Amara Canan da Silva e Igor Rodrigues Vieira