O Encontro de discernimento vocacional feminino, 1º Fiat (Faça-se) foi realizado pela Pastoral Vocacional da Diocese de Anápolis, nos dias 12 a 14 de junho, na Casa de Retiros “Paz e Bem”, reuniu 48 jovens dos municípios de Anápolis, Nerópolis, Abadiânia, Corumbá, Cocalzinho, São Francisco, Pirenópolis, Jaraguá e Goianápolis.
“Se o papa Francisco, que proclamou o Ano da Vida Consagrada, estivesse aqui, estaria muito feliz conosco. Estamos realizando um sonho antigo: um encontro de discernimento vocacional feminino. É um passo muito importante”, declarou o bispo diocesano e vice-presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal), dom João Wilk sobre o evento.
Durante os três dias de encontro, as jovens participaram de missas, adoração ao Santíssimo Sacramento, oração da Liturgia das Horas e do Santo Terço, além de confissões e direções espirituais. Houve ainda conferências sobre o amor de Deus, o chamado, a vocação e a vida religiosa, autoconhecimento, carismas, apostolado da Igreja, além de momentos para dinâmicas, teatro, partilhas, entre outros.
Participaram do 1o “Fiat”, religiosas das seguintes Congregações e Institutos: Apresentação de Maria, Franciscanas de Allegany, Franciscanas da Divina Misericórdia, Irmãs de Nossa Senhora de Belém, Missionárias dos Pobres (Aldeia da Paz), Pequenas Missionárias de Maria Rosa Mística, Oblatas do Menino Jesus, Passionistas, Salesianas e Toca de Assis, Irmãs da Santa Cruz.
O “Fiat” é a resposta de Maria à sua vocação para ser Mãe do Salvador.