Na manhã desta quinta-feira (16), os secretários executivos dos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participaram de uma videoconferência. A reunião convocada pelo subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Dirceu de Oliveira, e pelo subsecretário adjunto de pastoral, padre Marcus Barbosa, foi a segunda do ano e a primeira desde que teve início a pandemia do coronavírus, em meados de março.
Após a oração inicial, o secretário geral da CNBB, Dom Joel Portella fez a contextualização do momento, apresentando as certezas e desafios da situação atual. “Não estamos em uma situação provisória, mas vivendo algo que nos afetou profundamente e que trouxe consequências permanentes”. Ele ressaltou, em sua fala, o fortalecimento das ações caritativas (É tempo de cuidar) e a necessidade de maior e melhor articulação destas ações em toda a Igreja. Lamentou o retorno do Brasil ao mapa da fome e o crescimento da violência. Em seguida fez breves comunicados: as visitas Ad Limina estão suspensas por tempo indeterminado; o material da CF Ecumênica-2021, Fraternidade e Diálogo, está pronto e será divulgado em breve; a revisão do atual Estatuto da CNBB, com foco na Sinodalidade e Missão, cuja comissão responsável pela elaboração do novo texto, começará os trabalhos a partir do segundo semestre deste ano e irá até abril de 2021 em âmbito nacional e que será solicitada a colaboração dos regionais, através de um subsídio com questões que será enviado aos regionais; a nova data prevista para a realização da 58ª Assembleia Geral da CNBB é 14 a 21/04/2021, com o Tema Central: “Igreja, Casa da Palavra”; as Coletas da CF 2020 e da Evangelização 2020 acontecerão no final de semana da Solenidade de Cristo Rei deste ano (21 e 22/11); por fim reafirmou que nenhuma atividade será realizada presencialmente na sede da CNBB até 31/12/2020.
Em seguida, a palavra foi aberta para o diálogo entre os presentes, onde foi destacada a experiência da “Igreja nas Casas”, com círculos bíblicos, orações, leitura orante da Palavra, Celebrações em família, etc. Houve momento também de discussão de assuntos sobre finanças, contabilidade, administração, assessoria jurídica, entre outros.
O último tema tratado foi sobre as Edições CNBB, com o mons. Jamil, que apresentou os últimos lançamentos com ênfase nos e-books; enfatizou a proposta das lives realizadas, pedindo que as mesmas sejam divulgadas pelos regionais; apresentou a estrutura comercial das Edições e propôs uma parceria entre as Edições e os Regionais: oferta e venda da assinatura do Igreja em Oração (folheto e subsídio), deixando a logística a cargo das Edições; oferta das capas personalizadas das Bíblias e novenas de natal com capa também personalizada, cabendo aos regionais uma comissão pela venda das assinaturas. A reunião foi encerrada com a bênção de Dom Joel.
No ano que vem, o encontro geral dos secretários está previsto para acontecer nos dias 12 a 16 de julho.