Em Romaria a Trindade, Dom Agamenilton diz que a vocação dos Coroinhas e Acólitos é o serviço ao próximo

No sábado, 29 de junho, Trindade (GO) acolheu a II Romaria dos Coroinhas e Acólitos do Regional Centro-Oeste da CNBB (Igreja no estado de Goiás e no Distrito Federal). Foi um momento de graça que contou com a presença de centenas de representantes das 13 dioceses do regional. A Santa Missa no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno foi presidida por Dom Agamenilton Damascena, bispo diocesano de Rubiataba-Mozarlândia e bispo responsável pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada do Regional. Aos coroinhas e acólitos presentes, o bispo disse, em sua homilia, da importância desse serviço para a Igreja. “Servir o altar do Senhor é uma vocação, um dom e chamado de Deus que você recebeu. Viver esta vocação com alegria e responsabilidade é corresponder ao amor do Pai Eterno por você. O seu serviço à comunidade é uma maneira de dizer que você ama a Deus e a comunidade. Ser coroinha ou acólito é um modo de anunciar Jesus que lavou os pés dos apóstolos e de colocar em prática o que ele disse: assim como eu fiz, façais vós também”.


O serviço, conforme o bispo, é o que dá sentido à vida. “Queridos coroinhas e acólitos, a vida é um dom de Deus. Ela somente tem sentido e alegria quando nos colocamos a serviço das pessoas seja nos ministérios, no matrimônio, na vida consagrada ou sendo padre”. Em seguida ele questionou quem gostaria de servir a Deus sendo sacerdote. “Será que o Pai Eterno lhe está chamando para ser Padre? Queridos padres: é bom ser padre? Quem o Pai Eterno está chamando para ser padre? Levante a mão!”. Ele também fez o questionamento sobre as demais vocações: religiosa, laical, matrimonial.


Independente da vocação que o Senhor nos chama, Dom Agamenilton disse que o importante é responder servindo ao próximo. “Todos somos chamados a servir ao próximo. Termino contando um fato que me aconteceu…. posso pegar o seu prato porque eu sou coroinha e minha vocação é servir. Repitamos: minha vocação é servir e isso me faz feliz”.

Fotos: Santuário Divino Pai Eterno