Se depender dos coordenadores diocesanos de pastoral, movimentos e presidentes de organismos do Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a 19ª Assembleia do Povo de Deus será marcada por importantes contribuições para a caminhada da Igreja no Goiás e no Distrito Federal nos próximos quatro anos.
É que na reunião realizada no sábado (1º) que contou com a presença de 22 pessoas de nove dioceses e cinco pastorais e organismos do regional, importantes sugestões foram apresentadas e encaminhadas ao Grupo de Trabalho (GT) que se reuniu na tarde do mesmo dia para definir os últimas preparativos para a assembleia.
“As discussões, partilhas e trocas de experiências das lideranças foram muito importantes para levar o projeto de Jesus adiante no Regional Centro-Oeste”, destacou o presidente do regional e bispo de Uruaçu, dom Messias dos Reis Silveira. “Iluminados pelo Espírito Santo, devemos oferecer indicativos em sintonia com os documentos da Igreja para a caminhada das dioceses”, acrescentou o bispo.
Anunciar Cristo
Em suas colocações, dom Messias fez a pergunta que orientou todo o encontro: “Precisamos levar o Cristo às pessoas ou ajudar a descobrir que ele está presente nos presídios, nas famílias, no trabalho, nas escolas?”. Segundo o bispo, “é preciso ajudar a descobrir que Cristo está em todos os lugares. Ele não precisa ser levado, mas apresentado. O que devemos fazer é levar os valores cristãos e humanos para que possam ser vividos, pois hoje as pessoas estão sem rumo, os valores estão se perdendo e Deus nos confia o seu projeto enquanto Igreja regional”, sublinhou.
Um momento foi reservado para discutir os desafios da Igreja no Centro-Oeste. As lideranças apontaram as principais dificuldades da caminhada: conseguir pessoas comprometidas com os trabalhos pastorais; o fundamentalismo e as promessas de resolução de problemas de maneira imediatista apresentada por diversas denominações religiosas; a realidade dos jovens do interior que deixam suas famílias em busca de oportunidades na cidade grande; valorizar mais a formação nas bases; proporcionar o encontro pessoal com Jesus Cristo. O que a Igreja precisa fazer diante desses desafios? Algumas respostas foram apresentadas verbalmente e por escrito e encaminhadas ao GT. Destaque para o desafio da Igreja de estar unida em seus diversos serviços no sentido de evangelizar e formar integralmente, além de fortalecer a catequese, base da educação cristã.
Ainda na reunião, o secretário executivo do regional, padre Eduardo Luiz de Rezende, apresentou o cartaz da Assembleia do Povo de Deus, material que foi distribuído para todas as dioceses e que deverá ser divulgado nas paróquias e comunidades. Os participantes também apresentaram ações realizadas e convidaram para eventos das pastorais, organismos e movimentos nas dioceses que deverão acontecer em breve. A 19ª Assembleia do Povo de Deus acontecerá de 11 a 13 de setembro, na Casa de Convivência Sagrada Família, em Brasília (DF).