No domingo, 23 de julho, Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, bispo auxiliar de Brasília, presidiu na Casa de Convivência Sagrada Família de Nazaré, em Brazlândia (DF), a Eucaristia em Ação de Graças pela Missão 2 a 2, realizada por 400 membros do Caminho Neocatecumenal.
Provenientes de diversas partes do Brasil, os missionários foram enviados no dia 12 de julho pelo arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Sergio da Rocha, a ir de dois em dois por mais de 200 cidades brasileiras para anunciar a Boa Nova do Evangelho, o amor de Jesus Cristo e o perdão dos pecados pelas praças, ruas, paróquias, hospitais, a todas as pessoas que encontrassem pelo caminho.
De 13 a 20 de julho estiveram nesta missão, para a qual partiram sem levar dinheiro nem bagagem, da mesma forma que os primeiros discípulos foram enviados por Jesus, como narra o capítulo 10 do Evangelho de Mateus – tanto as duplas, como os destinos foram definidos por um sorteio realizado no dia 11.
Durante a celebração de envio – também realizada na Casa de Convivência –, Dom Sergio recordou a insistência do papa Francisco no chamado para que a Igreja seja missionária, anunciadora da Palavra de Deus, indo ao encontro das pessoas, sobretudo as que vivem nas periferias: “O papa insiste que nós não podemos ficar acomodados em nossos templos à espera das pessoas. É muito importante estar junto, na presença do bispo, para expressar que o quê vocês fazem, não fazem em nome próprio, mas fazem em nome da Igreja”.
Neste sentido, o cardeal retomou as palavras do papa Francisco de que a Igreja é missionária por natureza e à medida que anuncia, forma a comunidade cristã. Ao final da celebração, Dom Sergio fez a oração de envio e agradeceu a todos em nome da Igreja pela disponibilidade para realizar esta missão dada por Jesus Cristo.
No dia 12, à noite, Dom José Aparecido também presidiu a Missa de Envio, na qual abençoou e entregou a cada missionário uma Cruz para acompanhá-los durante toda a missão.
“Jesus, o amado Esposo da Igreja, nos envia hoje dois a dois como enviou aos apóstolos para anunciar o amor d’Ele às pessoas. Aqueles que saem, voltam felizes. Na maior parte das vezes, a confidência é essa: ‘Nós encontramos Jesus no caminho, nós fomos visitar aquelas pessoas para anunciar o Evangelho e Jesus nos visitou, antes para nos enviar, e nos visita naquela casa onde nós batemos’”, animou o bispo auxiliar.
Fonte: Arquidiocese de Brasília