Com o tema, “Missionários da Misericórdia” e o lema “Por uma Igreja mais samaritana”, o Conselho Missionário (Comire) do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal) realizou de 13 a 15 de novembro, na Paróquia Santa Genoveva, em Goiânia, sua assembleia eletiva, evento que contou com a participação de 42 pessoas de dez dioceses do regional.
A assembleia teve a assessoria do ex-secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária, padre Marcelo Gualberto, da diocese de Uruaçu, que destacou o sentido da ação missionária. “A missão é um chamado de Deus à conversão e a servir ao próximo pela evangelização, pois a conversão missionária parte do coração; estrutura se muda, coração se converte; um coração convertido à missão é capaz de mudar, transformar uma estrutura, como nos pede do Documento de Aparecida (DAp)”, disse ao apresentar os cinco passos para que a Igreja seja de fato missionária, “testemunho, anúncio, conversão, comunidade e missão”.
O bispo referencial para a ação missionária, dom Antonio Fernando Brochini, da diocese de Itumbiara, apontou as ações missionárias, como essenciais para animar as bases da Igreja. Segundo ele, é fundamental a animação missionária se fazer presente em todas as instâncias da Igreja. “A missão precisa acontecer nas dioceses permeando todas as atividades da Igreja. E para nos tornarmos partícipes da missão, precisamos anunciar o evangelho a todas as criaturas como Cristo nos confiou”.
Evangelizar para fora
Dom Fernando também destacou que é necessário a Igreja atender ao pedido do papa Francisco, de evangelizar na sociedade, de modo especial aqueles que ainda não conhecem a boa-nova. “Precisamos ir até as pessoas afastadas e aquelas que ainda não ouviram ou conhecem Jesus Cristo. O desafio é também este: anunciar àqueles que já ouviram e àqueles que já se esqueceram. Essa assembleia nos trouxe a visão do papa de sermos missionários da misericórdia”.
Para José Reinaldo Azarias, da Comunidade Católica Nova Aliança, de Anápolis (GO), a assembleia ajudou a entender mais o sentido da dimensão missionária. “A missão é um partir do egoísmo para o amor, nem sempre explorado como deveria”. Arlesson Borges dos Santos, coordenador da Infância e Adolescência Missionária (IAM) na diocese de Luziânia, disse que a troca de experiências é o aspecto mais importante do evento. “Conhecer como a evangelização acontece nas diversas dioceses nos leva a desenvolver ações missionárias pensando tanto na evangelização ad intra (local) e ad extra (além-fronteiras)”.
Irmã Gislene Maria de Oliveira, da diocese de Ipameri (GO), aproveitou para agradecer o ex-coordenador do Comire nos últimos anos pela dedicação e trabalhos prestados e pediu orações pelos missionários. “Agradeço ao padre Luiz Lauch que ajudou e apoiou na caminhada do Comire e peço desde já que rezemos pelos missionários que assumem a frente da caminhada do regional. Para mim foi uma honra e alegria participar da assembleia, pois o amor do Pai, a misericórdia do filho e a ação do Espírito Santo nos impulsionam para a missão”. No encerramento da assembleia foi preparado o calendário de atividades do Comire para 2016 e eleita a nova equipe executiva para os próximos quatro anos.
Nova equipe executiva do Comire
Padre Marcelo Monteiro Gualberto (Diocese e Uruaçu – GO) (à Direita)
Padre Carlos Arantes de Gouvea (Diocese de São Luis dos Montes Belos – GO) (à esquerda)
Irmã Maria das Mêrces Alves Barbosa (Diocese de Hidrolândia – GO) (à esquerda)
Thais Duarte Queiroz (jovem da Juventude Missionária e do Conselho Missionário da Arquidiocese de Brasília-DF). (à direita)
Bispo referencial – Dom Fernando Brochini – Itumbiara – (ao centro)