O bispo coadjutor de Luziânia (GO), Dom Waldemar Passini, apresentou aos bispos reunidos na 54ª Assembleia Geral da CNBB, que acontece em Aparecida (SP), desde o dia 6 e segue até o próximo dia 15, os nove capítulos da exortação apostólica pós-sinodal do papa Francisco, Amoris Laetitia que, segundo ele, proporciona ampla reflexão sobre o amor.
Dom Waldemar lembrou que a exortação é oferecida após a realização dos sínodos do papa sobre a família, ocorridos em 2014 e 2015, à luz da Palavra, e destacou três aspectos para estimular a leitura do texto: a sinodalidade como caráter exemplar, a linguagem e a capacidade de interpelar, estimular e acompanhar.
Pontuando capítulo a capítulo, o bispo destacou que “o papa escuta a Palavra e a anuncia à família”, dando ênfase ao “drama do aborto, filhos com deficiência, desemprego, idosos, violência sexual, ideologia de gênero, famílias reconfiguradas após o primeiro matrimônio, dentre outras realidades, pedem às comunidades eclesiais uma nova e dinâmica capacidade de conduzir cada um a Jesus Cristo, considerando suas buscas e possibilidades (pedagogia divina)”.
No fim de sua apresentação, ele desaconselhou uma leitura apressada da Exortação Apostólica, tendo em vista a riqueza das reflexões. E indicou que dois capítulos específicos (sexto e oitovo) que podem interessar de modo especial os pastores e agentes de pastoral.