Dom Paulo Cezar Costa é empossado arcebispo de Brasília: “O Senhor me chamou para esta missão e eu confio que Ele me assistirá”

O novo arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, nomeado pelo papa Francisco no dia 21 de outubro, tomou posse no sábado, 12 de dezembro, na Catedral Nossa Senhora Aparecida. Ele sucede a Dom Sergio da Rocha, que em junho deste ano assumiu a Arquidiocese de São Salvador (BA). Minutos antes de entrar em procissão na Catedral Metropolitana, Dom Paulo disse confiar o ministério dele a Nossa Senhora, no dia da festa da aparição em Guadalupe. “O Senhor me chamou para esta missão e eu confio que Ele me assistirá”.

Na celebração de posse estiveram presentes familiares de Dom Paulo, amigos, bispos, cardeais, o clero, representantes de pastorais e movimentos arquidiocesanos e autoridades. Em sua homilia, o arcebispo disse que “só o amor de Deus pode nos ajudar a construirmos uma sociedade brasileira mais a altura da grandeza de Deus e da dignidade do ser humano, criado a imagem e semelhança de Deus.” Citando os quatro bispos que passaram pela capital do país, o novo arcebispo disse que pretende dar seguimento a uma corrente construída há 60 anos. “Inicio meu ministério em um tempo difícil, de pandemia, época em que um minúsculo vírus ameaçou a nossa segurança, mas vimos que estamos todos no mesmo mar, ainda que em barcos diferentes. Mas somos todos irmãos, como nos diz o Senhor”, pregou, lembrando o evento de Guadalupe.

“Santa Maria escolheu um índio para expressar sua vontade ao bispo. Assim, ela quis se fazer presente na vida do povo mexicano. É a presença da Mãe que não abandona seus filhos e filhas”, citou, ao ressaltar que Maria é a mulher sempre em saída, na busca de realizar a vontade de Deus. E, mencionando mais uma vez Nossa Senhora, ele disse idealizar uma Igreja que dialoga com todos e tenha os olhos voltados para Cristo. “Sonho que juntos construamos uma Igreja que seja mais Maria”, ressaltou.

A missão do bispo é a de tudo suportar por aqueles que o Senhor lhe deu, destacou ainda. “Esse é o sentido do nosso ministério. Só o amor pode nos ajudar a construir uma sociedade à altura da grandeza de Deus”, concluiu.

Ao final da celebração, no momento das homenagens, a equipe de liturgia leu uma mensagem saudando o novo arcebispo. “Quis o bom Deus que hoje no dia a Igreja em que a igreja celebra a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, a Padroeira da América Latina, nós o acolhêssemos como nosso pastor. Inspirados por Maria, também nós cantássemos, afinal nossa alma rejubila de alegria crendo que o Senhor fez grandes coisas em nosso favor nesses 60 anos de arquidiocese, e também agora, quando ele acolhe as nossas súplicas. Dom Paulo, sinta-se abraçado, acolhido em cada um dos recantos de nossa arquidiocese que é extensa nos seus territórios, assim como é também grande em generosidade, alegria e no amor no servir”, diz um trecho da mensagem.

Informações e fotos: Secom Arquidiocese de Brasília