Dom Messias escreve Mensagem emocionante à Diocese de Uruaçu

O bispo eleito para a Diocese de Teófilo Otoni (MG) e Administrador Apostólico da Diocese de Uruaçu (GO), Dom Messias dos Reis Silveira, divulga mensagem aos diocesanos da diocese que ele conduziu por quase 12 anos. No texto, o bispo comenta a decisão da Igreja, à qual ele diz abraçar. “Agora é hora de avançar para outras águas”. Ressalta, no entanto, a saudade e o carinho que sente pelo povo de Deus na Diocese de Uruaçu. “Vou sentir saudades, sei que vou, pois ela é sinal de amor. Com o meu jeito estranho de ser procurei amar”. Dom Messias explica ainda o que se sucederá na Diocese de Uruaçu a partir de agora.

Confiar o texto na íntegra!

Mensagem à Diocese de Uruaçu

Queridos padres, seminaristas, consagrados, cristãos leigos e leigas, vocacionados, missionários e missionárias!
O que dizer a vocês nesta hora de surpresa? Deus nos surpreende. Eu guardava em meu coração o segredo de minha transferência desde o dia 4 de outubro. O meu nome estava indicado. Era preciso aguardar a decisão do Papa Francisco. Aguardei rezando e já me preparando para partir.

Sempre me coloquei à disposição da Igreja para servir onde for necessário. Respondi com serenidade o pedido da Igreja. Não conheço nada da realidade que me espera, assim como não conhecia nada da Diocese de Uruaçu, quando fui nomeado.

O meu tempo aqui completou. Agora é hora de avançar para outras águas. Foram quase doze anos de ministério episcopal nesta Igreja Diocesana. Agora tornei-me Administrador Apostólico. A Diocese ficará vacante no dia de minha posse, em Teófilo Otoni. Depois de minha posse, o Colégio de Consultores, formado por 7 padres de nossa Diocese, elegerá um Administrador Diocesano que conduzirá a Diocese até a chegada do novo Bispo.

Sinto um estremecimento interior ao dizer isso. Sinto que amo muito a vocês. Estou partindo com o aprendizado de ser Bispo aqui. Vocês me ensinaram. Sei que não fui perfeito. Errei muito, tentando acertar. Peço perdão a Deus e a vocês por minhas falhas. A lembrança que deixo é a que vocês conhecem pelo meu jeito de ser. Louvo a Deus pelo que foi bom e confio à misericórdia Dele, o que a minha fraqueza não deixou ser melhor.

Terei ainda oportunidade de despedir-me de vocês, certamente numa Missa de ação de graças, mas desde já tudo em mim se torna gratidão. Deus lhes pague!

O Imaculado Coração de Maria me ajude a partir com sentimentos de missão cumprida e com entusiasmo para realizar a missão onde Deus me envia.

Vocês nunca serão esquecidos. Vou sentir saudades, sei que vou, pois ela é sinal de amor. Com o meu jeito estranho de ser procurei amar. Embora não tenha amado plenamente, como deveria amar, creio que nesta minha história de 12 anos aqui vividos, vão ficar sinais de amor.

Vocês me pediram muitas vezes para os abençoar. Abençoei muitas pessoas neste território diocesano. Agora quase me afastando de vocês, com um coração acelerado, um olhar úmido e mãos trêmulas os abençoo. Fiquem com Deus e rezem por mim.

Dom Messias dos Reis Silveira
Administrador Apostólico de Uruaçu