A principal mensagem do papa Francisco aos bispos foi esta. “O Santo Padre quer que o bispo atual esteja ‘em saída’ (missionário), ou seja, pastor que conhece e melhor conduz o seu rebanho”. O bispo auxiliar de Goiânia e secretário do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal), dom Levi Bonatto, participou entre os dias 7 e 16 de setembro, em Roma, do Encontro de Reflexão para Novos Bispos, junto com mais 122 prelados, entre eles 16 brasileiros que foram nomeados no último ano.
Na prática, o evento é uma peregrinação ao túmulo de São Pedro, cuja finalidade é demonstrar “a centralidade de Roma na Igreja”. É também um momento formativo que fornece elementos para que o bispo possa, de acordo com a sua realidade eclesial, implementá-los em sua diocese. Os novos bispos conheceram durante esses dias, todos os dicastérios da Santa Sé (organismos da Cúria Romana).
Mas o momento mais importante foi com o papa Francisco, conforme dom Levi. “Tivemos a oportunidade de estar com o sucessor de Pedro e sentir sua figura carismática e acolhedora. Em seu breve discurso ele nos disse de sermos anunciadores do Cristo Ressuscitado, de levarmos essa mensagem ao mundo inteiro”.
Missão do bispo
O pontífice ainda ressaltou dois pontos importantes da missão dos bispos. “Ele disse que o bispo deve ser pedagogo, com o papel de ensinar a partir do anúncio da Palavra; ser também um guia espiritual, que ajuda cada alma em particular”. Sobre esse último, dom Levi lembra que o papa pediu atenção. “O bispo não pode correr o perigo de estar envolvido em muitas pastorais e deixar de lado o contato direto com as ovelhas do seu rebanho”.
Durante o evento os bispos também tiveram a possibilidade de trocar ideias e impressões sobre os vários rostos da Igreja. “É muito importante conhecer as várias realidades da Igreja. Tiveram conosco bispos do Iraque e Síria, onde a Igreja é bastante perseguida”.
Questionado sobre a sua experiência no encontro, dom Levi explicou que é um evento muito importante para os bispos que estão começando o seu ministério. “A Congregação dentro do evento procurou transmitir-nos os ensinamentos e as preocupações do papa Francisco com relação aos bispos. Sem dúvida, foi para mim uma grande alegria participar de um evento desta grandeza e peço a Deus para colocar em prática tudo o que Deus mostrou-me nesses dias”.