A Diocese de Itumbiara vivenciou, no dia 9 de setembro, um momento histórico: a posse de seu oitavo bispo diocesano, Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida. A expectativa para esse momento importante para aquela igreja particular começou quando Dom Antônio Fernando Brochini completou 75 anos e apresentou ao Papa Francisco sua carta de renúncia ao governo pastoral da Diocese de Itumbiara, por motivo de idade, conforme o cân. 401 do Código de Direito Canônico.
Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida foi nomeado pelo Santo Padre no dia 13 de julho de 2023, dia que completou 10 anos de ordenação episcopal e tomou posse como oitavo bispo diocesano na celebração que aconteceu, no dia 9 de setembro, na Catedral da Diocese de Itumbiara, que é dedicada ao patrocínio de Santa Rita de Cássia.
Estiveram presentes vários bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB (Igreja em Goiás e no Distrito Federal), inclusive o seu presidente, Dom Waldemar Passini, que é bispo de Luziânia e bispos amigos de Dom José Aparecido, além do bispo emérito Dom Fernando Brochini. Teve presente também Vossa Eminência, o Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cézar da Costa e Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB Nacional, além do secretário geral da Conferência, Dom Ricardo Hoepers, totalizado assim cerca de 20 bispos e centenas de padres.
Dom Waldemar, presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, acolheu o novo bispo agradecendo ao Papa Francisco. “Dom José Aparecido, que alegria estarmos aqui neste dia em que o senhor se senta nesta cátedra e a partir de hoje é pastor deste povo. Quero agradecer a benevolência do Santo Padre que o nomeando para Itumbiara nos presenteia com sua permanência em nosso Regional Centro-Oeste”.
Como a Diocese de Itumbiara faz parte da Província Eclesiástica de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo metropolitano de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, acolheu Dom José Aparecido na província. “Caríssimo Dom José Aparecido, que alegria estar aqui nesta manhã para juntar as alegrias do seu coração, com as alegrias que estão no nosso coração em ver o senhor iniciando o seu pastoreio aqui em Itumbiara, apresentamos tudo isso no altar do Senhor e rogamos que Santa Rita de Cássia, padroeira desta diocese, interceda sempre pelo senhor”.
Dom Aparecido iniciou sua homilia chamando todos os presentes de Amigos. “Assim gosto de começar reconhecendo os amigos que já estão há muito em minha vida pessoal e sacerdotal. Assim me dirijo àqueles que o Senhor da Messe e Pastor do Rebanho confia à minha solicitude e que passam a ser minha mais próxima família espiritual. A primeira saudação do bispo celebrante, ao iniciar a Santa Sinaxe é “A paz esteja convosco!”. Cristo é a nossa Paz. É Ele o Príncipe da Paz, o Senhor da Igreja, por sua entrega nos encontramos aqui, unidos numa só família”.
O novo bispo da nossa diocese fez a sua súplica dizendo: “Concedei benigno à vossa família permanecer unida ao seu pastor…”. E, ainda mais, concedei-me, Senhor, nesse novo serviço eclesial, ser instrumento e sinal visível de unidade. Pela ação do Espírito Santo, nos tornaremos cada vez mais instrumentos da presença de Cristo.
Aos padres fiéis colaboradores da ordem episcopal, Dom José Aparecido disse: “Não poupem esforços para oferecer aos fiéis o sustento quotidiano da mesa eucarística. Está em nossas mãos, mas não é propriedade nossa. É bem comum de todo o povo de Deus. Na Eucaristia se sustenta a vocação comum de todos os fiéis a serem santos e apóstolos nas mais variadas realidades e circunstâncias da nossa vida”.
Ao final da Santa Missa, Dom José Aparecido agradeceu aos bispos e padres presentes. “Agradeço a presença dos senhores neste momento, quero dizer que cada um dos senhores são muito bem-vindos aqui, pois os considero não irmãos no ministério, mas irmãos de sangue”.