Dom Adair faz visita pastoral a Rubiataba

 

O bispo da diocese de Rubiataba-Mozarlândia, dom Adair José Guimarães, realizou sua primeira visita pastoral à paróquia Nossa Senhora da Glória, Catedral de Rubiataba. Acolhido pelo pároco, monsenhor Vanildo Fernandes da Mota e por lideranças de diversas pastorais, grupos e movimentos, a visita de caráter missionário, que durou uma semana, foi marcada por intensas atividades.

No primeiro dia houve uma caminhada pelo centro da cidade até a igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, local que foi celebrada a missa de abertura. No encontro com cerca de 400 professores da rede municipal e estadual de ensino, ministrou palestra sobre o tema “Ideologia de Gênero e o momento cultural atual”. Houve também um encontro com os alunos em visitas que dom Adair fez a diversas escolas.

Já no encontro com os vereadores e com o prefeito, ele pontuou o sentimento da população em relação a administração atual. “Reproduzi ao prefeito e vereadores o descontentamento da população em relação à atual gestão municipal”, disse.

Visita aos presos

Dom Adair também se reuniu com catequistas e catequizandos, Pastoral Familiar, Setor Juventude, Conselho de Pastoral, Conselho de Administração, Sociedade São Vicente de Paulo e Lar dos Idosos, Pastorais Sociais (Criança, Idoso, Carcerária e Sobriedade). Nesses encontros as pastorais apresentaram os seus trabalhos e todas receberam orientação do bispo. A Pastoral Carcerária, por sua vez, preparou uma visita do bispo à unidade prisional da cidade na qual dom Adair ministrou uma reflexão com os presos sobre o “Nascer de Novo”.

Entrevista

O bispo também visitou enfermos nas casas, atendeu confissões e celebrou missa com os idosos. O Santíssimo Sacramento foi exposto para adoração durante um dia. Ele orientou catequese ao povo, celebrou missa pelas vocações e a rádio local fez uma manhã de entrevistas com dom Adair sobre eventos da diocese e questionamentos dos ouvintes. O prelado ainda aproveitou para fazer inspeção patrimonial, documental e litúrgica na Paróquia com o pároco e auxílio de um advogado. Ajudaram na visita pastoral a chanceler da Cúria, irmã Maria da Conceição Cunha e o Seminarista em estágio, Bruno Miguel. A Cúria deverá expedir uma ata de todas as atividades com as observações do bispo. A visita ocorreu nos dias 3 a 10 de maio.