Desde que Goiânia foi anunciada como sede do 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontecerá nos dias 18 a 21 de julho de 2019, as Dioceses presentes no Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal) se preparam para o evento, realizando Mutirões de Comunicação Diocesanos. A primeira foi a Diocese de Luziânia, que trouxe como tema norteador o “Uso das redes sociais: um desafio para a Igreja”. O bispo diocesano, Dom Waldemar Passini Dalbello, explicou que o papel da Pastoral da Comunicação é “desenvolver a tarefa de comunhão, de informar para dentro, mas também para toda a sociedade, de abrir portas, reunir, integrar fiéis”. Houve também palestra sobre Pastoral da Comunicação, oficinas sobre redes sociais, design gráfico, fotografia e produção de vídeos.
Na Arquidiocese de Brasília, o evento teve formato de feira, com exposição da atuação da Pascom em diversas paróquias daquela Igreja particular. Houve Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar Dom Marcony Vinícius, e palestra sobre notícias falsas e jornalismo de paz, proferida pelo coordenador da Comunidade Divina Misericórdia, Gabriel Carvalho. O tema alude à Mensagem do papa Francisco para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado, em todo o mundo, no dia 13 de maio.
O terceiro Muticom realizado no regional aconteceu no dia 12 de maio, em Anápolis. O mutirão reuniu agentes da Pascom de diversas paróquias daquela diocese. O destaque foi também a Mensagem do papa para o 52º Dia Mundial das Comunicações. Além da palestra principal, cujo tema foi Combate às Fake News, com o jornalista da TV Anhanguera, Matheus Ribeiro, o evento também teve mesa redonda sobre o tema com o bispo diocesano de Anápolis, Dom João Wilk, e profissionais que atuam nos meios de comunicação impresso, on-line, televisivo e radiofônico.
Nos dias 18 e 19 de agosto, o Mutirão acontece na Diocese de Goiás, com o tema “Uso das redes sociais, um desafio para a Igreja”. O evento significa um primeiro passo com o intuito de reestruturar a Pastoral da Comunicação Diocesana. O objetivo do Muticom, segundo o bispo, Dom Eugênio Rixen, é “formar novos agentes da Pascom, qualificar os já existentes, a fim de que a evangelização e a transformação social possam atender as demandas sociais”. Aos participantes, o Muticom Goiás oferece orientações para o uso das ferramentas de comunicação digital, além de oficinas de criação de arte, fotografia, texto para redes sociais e uso do celular como ferramenta de comunicação, rádio e Web TV.
Muticom Goiânia e Uruaçu
No dia 1º de setembro, a Arquidiocese de Goiânia vai trazer uma extensa programação em seu Mutirão de Comunicação, que acontecerá das 8h às 18h, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), no Jardim das Aroeiras, na capital. O tema do evento é “Criatividade, eficácia e missão do leigo na comunicação da Igreja”. Podem participar os agentes de Pastoral da Comunicação, comunicadores católicos, grupos em fase de implantação da Pascom em suas paróquias e comunidade, párocos e administradores paroquiais e todos aqueles que se interessam por comunicação. A programação do dia será dividida em três grandes momentos, conferências pela manhã, seis workshops na parte da tarde, Mesa Redonda, e encerramento com a Santa Missa. A programação completa pode ser conferida no site da Arquidiocese. As inscrições devem ser feitas até o dia 27 de agosto.
No dia seguinte, 2 de setembro, a Diocese de Uruaçu realizará o seu Muticom Diocesano, que acontecerá no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Uruaçu, das 8h às 17h. O encontro terá início com a Santa Missa, a ser presidida pelo bispo diocesano, Dom Messias dos Reis Silveira, que é também presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB e bispo referencial para a comunicação no regional. Ao longo do dia haverá palestra sobre o tema “O agir cristão nas plataformas digitais”, oficinas sobre “O poder e a eficácia da escrita na comunicação”, e sobre “A utilização das redes sociais na evangelização”. O Mutirão será encerrado com uma mesa redonda, cujo tema é “Percursos e desafios da comunicação na Igreja particular de Uruaçu”.
Para o coordenador regional da Pastoral da Comunicação, irmão Diego Joaquim, o objetivo dos Muticom Diocesanos é movimentar e articular a Pascom em todo o regional para o Mutirão Brasileiro do ano que vem. “Os Muticom que estamos realizando nas dioceses têm como objetivo, em primeiro lugar, mobilizar a própria organização da Pascom, com os momentos formativos, de espiritualidade, mas também de articulação e mobilização, em vista do Muticom 2019, que será em Goiânia”.
Confira abaixo a agenda dos próximos mutirões que acontecerão no Regional Centro-Oeste da CNBB. As programações serão divulgadas em breve.
Programação dos próximos Muticom
Diocese de Goiás – 18 e 19 de agosto
Arquidiocese de Goiânia – 1º de setembro
Diocese de Uruaçu – 2 de setembro
Diocese de Jataí – 16 de setembro
Diocese de Rubiataba-Mozarlândia – 19 a 21 de outubro
Jornada da Comunicação Regional (Rubiataba) – 19 a 21 de outubro