Seminário da Diocese de Uruaçu promove Fórum sobre o Ano da Misericórdia

 

Um fórum sobre o Ano da Misericórdia aconteceu no Seminário São José, da Diocese de Uruaçu, no dia 13 de junho. O evento, que teve como conferencista o doutor em Direito Canônico e conselheiro da Nunciatura Apostólica, monsenhor Tomasz Grysa, contou com a participação dos seminaristas e padres formadores.

Em sua exposição, monsenhor Tomasz apresentou a profundeza do Ano Santo, destacando o convite do papa Francisco à prática da misericórdia divina, que se fundamenta no momento crucial em que Jesus concede aos discípulos a missão e o ministério de confessar os pecados, de apelar à clemência de Deus.

“O amor misericordioso exige benignidade e ternura entre aqueles que estão próximos”, afirmou. Ele tratou também, em sua explanação, sobre a relação entre perdão e justiça. Na segunda parte, o conferencista expôs a atuação da Santa Sé – como portadora da misericórdia – nas relações diplomáticas internacionais do mundo contemporâneo.

Monsenhor Tomasz envidenciou que a Santa Sé desempenha ainda uma missão profética e, sobretudo de autoridade moral em meio às complexas relações políticas trazendo, ao mesmo tempo, o anúncio da paz e do diálogo entre as nações. No final da conferência, houve os agradecimentos e um almoço fraterno.

Fonte: Site da Diocese de Uruaçu/Seminário São José