Nos dias 8 a 10 de novembro, aconteceu em São Luís de Montes Belos (GO) a Assembleia Diocesana de Pastoral. Momento de fundamental importância, marcado pelo encontro de todas as lideranças da diocese tendo em vista a avaliação dos últimos quatro anos de caminhada à luz do Terceiro Plano Diocesano de Pastoral (2015-2019) e planejamento e aprovação do quarto Plano Diocesano de Pastoral (2019-2023) à luz das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (Doc. 109 CNBB), 2019-2023.
São convocados a participar da Assembleia Diocesana, o bispo, padres, religiosos, diáconos, seminaristas, coordenadores diocesanos de pastoral e três agentes delegados de cada paróquia da diocese. O trabalho de avaliação da caminhada teve início com as assembleias paroquiais realizadas em toda a diocese desde o mês de setembro, como também, sugestões para o novo Plano Diocesano de Pastoral, fundamentado nas DGAE 2019-2023. O Quarto Plano Diocesano de Pastoral foi aprovado em conjunto, para a eficaz caminhada da Igreja Diocesana em comunhão e participação, criando assim uma Igreja particular que expressa sua identidade por meio da ação evangelizadora. O novo Plano Diocesano de Pastoral foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Diocesana e já entra em vigor a partir do próximo ano.
O bispo diocesano, Dom Carmelo Scampa, destaca que houve presença de quase todas as paróquias da diocese, o que é importante para a comunhão das escolhas pastorais feitas. Nos próximos anos, portanto, serão colocadas em prática as decisões.
Que o Bom Pastor conduza a Diocese de São Luís de Montes Belos nos caminhos da evangelização e do pastoreio, sob a proteção de Nossa Senhora Mãe da Santa Esperança e São Luiz Gonzaga, nosso padroeiro diocesano.