O Setor Juventude da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia realizou no dia 22 de junho, em Mozarlândia, encontro diocesano, com o objetivo de estruturar o setor naquela Igreja particular. O evento reuniu jovens de várias paróquias da diocese. Foi promovido pelo Assessor Eclesiástico, Pe. Bruno Miguel, e pela coordenadora Diocesana do Setor Juventude Claudiana Rodrigues, e apoio e motivação do bispo diocesano, Dom Agamenilton Damascena.
Durante o evento houve momentos de integração, oração, partilha, reflexão e de um bate-papo com os jovens da diocese. Além disso, foi apresentado aos jovens o livro: Setor Diocesano da Juventude, Coleção Igreja Jovem -1 CNBB, e foi refletido com eles sobre a estruturação e o dinamismo do Setor Juventude. “Na realidade diocesana, o Setor Juventude é um espaço de comunhão e participação para unir e articular todos os segmentos juvenis diocesanos num trabalho conjunto.” (cf. CNBB, Doc. 85, n.195).
A apresentação do Plano de Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil foi um dos destaques da programação do encontro. O projeto “ao seu lado” é uma experiência que está dando certo, e, que é uma proposta para todas as expressões juvenis. Dividido em quatro eixos: “Formação’, “Vocação e missão”, “Estruturas de acompanhamento e assessoria” e “Cidadania: casa comum e dignidade humana”, que foram organizados de maneira a respeitar a pluralidade das várias expressões. O projeto foi apresentado no XVIII Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos da Juventude, em Aparecida (SP), em setembro de 2023, em que o assessor e a coordenadora do Setor Juventude diocesano estiveram presentes.
Um dos propósitos do encontro do fim de semana é unir forças entre os segmentos, respeitando a pluralidade que o constitui, e assim estruturar o setor juventude. Deste modo, foi escolhido um jovem de cada forania, e um jovem de cada expressão juvenil existente em nossa diocese, para fazerem parte do Conselho Diocesano do Setor Juventude.
“Sabemos que existem desafios, mas Deus está conosco, Ele caminha conosco e está sempre ao nosso lado. Assim, como Jesus caminhou com os discípulos de Emaús, somos chamados a ser uma Igreja em saída, ir ao encontro dos jovens, comover-se com eles, com sua realidade”, afirmou a coordenador do Setor Juventude, Claudiana Rodrigues.
Leia a íntegra deste conteúdo no site da diocese. Clique aqui.