Diocese de Rubiataba-Mozarlândia encerra celebrações do Jubileu de Ouro

No dia 16 de outubro, a Diocese de Rubiataba-Mozarlândia encerrou as comemorações do seu Jubileu de Ouro, com missa presidida pelo núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, e concelebrada pelo bispo diocesano, Dom Adair José Guimarães, por Dom José Carlos de Oliveira, bispo emérito, e pelos padres da diocese. Na sua homilia, Dom Giovanni destacou que a presença do núncio no jubileu é manifestação do carinho e proximidade do Santo Padre, o papa, junto do povo que celebra sua história. Disse ainda que mais forte que a alta temperatura, própria da cidade de Mozarlândia, é o calor humano de acolhida e de fé do povo de Deus. O Jubileu diocesano de Rubiataba-Mozarlândia teve início em outubro do ano passado. Além dessa diocese, mais três completam 50 anos de criação e instalação: Anápolis, Ipameri, Itumbiara. Essas igrejas particulares integram a Província Eclesiástica de Goiânia, que junto com a Província de Brasília integram o Regional Centro-Oeste da CNBB, que compreende o estado de Goiás e o Distrito Federal.

Jubileu

Dentro da comemoração do Ano Jubilar, no dia 15 de agosto deste ano, aconteceu uma peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Glória, Padroeira da Diocese. A mesma foi abençoada pelo cardeal Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro. A imagem peregrinou por todas as paroquias da diocese, chegando a Mozarlândia para a celebração de encerramento do Ano Jubilar e onde ficará na concatedral até 2017.

O bispo diocesano Dom Adair declarou que o Jubileu áureo da diocese nos faz ver que o crescimento pastoral, a concretização dos organismos e meios de sustentação, bem como a maturidade eclesial se deu em virtude do acolhimento da Palavra de Deus, como fonte de inspiração, da Eucaristia como vigor de sustentação e da Caridade ápice da missão. “Aos irmãos Bispos do Regional Centro-Oeste nossa imorredoura gratidão pelas orações, incentivo, amizade, comunhão e estima. Uma característica de nossa Igreja Diocesana é a unidade e comunhão com a CNBB Nacional e Regional. Deus recompense a todos que conosco ergueram este louvor a Deus pela celebração do meio século de história de nossa amada Diocese de Rubiataba-Mozarlândia” pontuou Dom Adair.

No dia 11 de outubro de 1966, deu-se a criação da Prelazia de Rubiataba. Em 1979 pelo Decreto Cum Urbis vulgo Mozarlândia, a Santa Sé alterou as configurações da Prelazia tornando Mozarlândia a segunda sede diocesana. No mesmo ano São João Paulo II concedeu o título de Diocese de Rubiataba-Mozarlândia.

Marcos Paulo Mota, com Pascom da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia