“Viva a Mãe de Deus e nossa” é o tema da 14ª edição da Romaria Diocesana de Nossa Senhora da Salete, que acontece no dia 24 de setembro, em Caldas Novas (GO), e pretende reunir cerca de 5 mil fiéis. A programação deste ano, que começa no dia 19 de setembro, está em sintonia com o Ano Nacional Mariano e o Ano Vocacional Mariano, cujo objetivo é comemorar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul.
Uma novidade deste ano é que a romaria foi incorporada ao calendário oficial de eventos do estado de Goiás e do município de Caldas Novas. “Com isso, pretendemos dar mais visibilidade para a celebração religiosa e promover o turismo local”, comenta o reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Salete, padre Daniel Aguirre.
A romaria deve reunir toda a Diocese de Ipameri, que é composta por mais de 10 cidades da região, além de caravanas vindas de outras localidades do estado e do Brasil. O bispo diocesano, Dom Guilherme Werlang, bem como o superior provincial dos Missionários Saletinos no Brasil, padre Edegard Silva, e outras autoridades religiosas estarão presentes.
Fé e unidade
Segundo padre Daniel, a romaria vem sendo preparada há mais de um mês. Para isso, diversas equipes estão envolvidas na parte estrutural do santuário, para a melhor acolhida dos romeiros e, na dimensão pastoral, para oferecer momentos de profunda espiritualidade e devoção aos participantes. A divulgação também está sendo feita com a visita da imagem peregrina a diversas cidades e paróquias, convidando as pessoas a participem da festa.
19 de setembro é a data que marca a aparição, em 1846, de Nossa Senhora para duas crianças, em La Salette, nos alpes franceses. Já o ponto alto dos festejos acontece no dia 24 de setembro, quando ocorre a romaria. “Esperamos ter uma bela celebração de fé, união e devoção do povo, em Caldas Novas. Junte sua família, faça sua caravana e vamos todos rumar para o santuário, dizendo com alegria: ‘Viva a Mãe de Deus e nossa’”, ressalta com entusiasmo, Aguirre.