A Diocese de Ipameri viveu com grande entusiasmo este Ano da Graça do Senhor, em que celebrou 50 Anos de serviço à evangelização e à vida. Foram muitas atividades de ação pastoral que marcaram este ano com destaque para a criação da Escola Diaconal Santo Estevão; a formação das lideranças Leigas em todas as pastorais, movimentos, organismos e serviços; a criação da Pastoral Judiciária com a reestruturação da Câmara Eclesiástica; a Semana Nacional da Família; o lançamento do Livro e do Filme da Diocese; as peregrinações na Catedral – cada Região Pastoral realizou um dia de Peregrinação à Catedral do Divino Espírito Santo de Ipameri, motivados pela celebração do Ano Jubilar e pela passagem na Porta Santa da Catedral.
Peregrinação
Durante o Ano Jubilar da Diocese de Ipameri, o Ícone do Espírito Santo percorreu todas as Paróquias. O Ícone, chamado de “Quadro Peregrino”, traz a imagem do Padroeiro da Diocese e iniciou a peregrinação pela Região Pastoral Norte, em seguida passou pelas seguintes regiões Pastorais: Oeste, Sul e Centro.
O ícone passou por cada comunidade urbana e rural, capelas e igrejas, centros comunitários, faculdades, colégios, conforme o planejamento feito por cada paróquia. As visitas do “Quadro Peregrino” foram uma oportunidade de resgate histórico dos 50 anos de caminhada, bem como um momento de rezar pela diocese, que celebra sua história de evangelização e vida.
Encerramento
As celebrações pelos 50 anos de criação e instalação canônica da Diocese de Ipameri foram encerradas no dia 3 de dezembro. A missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Guilherme Antônio Werlang, na Catedral Divino Espírito Santo, em Ipameri. O governador do estado de Goiás, Marconi Perillo, marcou presença. A prefeita do município de Ipameri, Daniela Vaz Carneiro, o vice-prefeito eleito, José Roberto Marot, demais autoridades e centenas de pessoas também participaram da comemoração do Jubileu de Ouro. A missa solene teve também a presença do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz; do bispo auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto; do bispo de Itumbiara, Dom Antônio Fernando Brochini; de Dom Gilberto Pereira Lopes – 1º Bispo da Diocese de Ipameri e Dom Antônio Ribeiro de Oliveira – 2º bispo da Diocese de Ipameri. Dos padres, religiosos, religiosas e lideranças leigas da diocese, cerca de 3 mil pessoas se emocionaram ao participarem desta celebração que marcou a comemoração do Jubileu de Ouro da Diocese e o encerramento do Ano Jubilar.