Contemplando a 1 Urgência Pastoral do Projeto de Evangelização da Diocese de Goiás, que é “Igreja em estado permanente de missão”, aconteceu nos dias 16 e 17 de março, momentos de formação e animação missionária, com assessoria da Luciana Santos, coordenadora do Conselho Missionário Regional (Comire), e do diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício Jardim. Também esteve presente a vice-coordenadora do Comire, irmã Luciana de Mattos, da Diocese de Ipameri.
O primeiro encontro aconteceu no sábado, dia 16, no Centro Diocesano de Pastoral, na cidade de Goiás, com a participação de 95 pessoas vindas das várias paróquias da diocese. O objetivo do encontro foi a apresentação do Mês Missionário Extraordinário e capacitação de criação dos Comipas nas paróquias da diocese. Além de momentos de estudos durante o encontro, também foi possível estabelecer possíveis ações, em trabalhos de grupos, para concretizar o objetivo da 1ª Urgência Diocesana: “Ser Igreja em saída anunciando por gestos e palavras, a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo”.
O segundo encontro aconteceu em forma de grande retiro missionário na cidade de Itapuranga, com a presença de 120 participantes das Paróquias de Itapuranga e Guaraíta. Este encontro teve a finalidade de motivar e iniciar o processo das Santas Missões Populares – SMP – que acontecerá neste ano e no próximo, nas duas paróquias.
Dom Eugênio, bispo da Diocese de Goiás, no final do encontro de sábado, fez o envio destacando que uma Igreja em saída exige ação. Padre Welligton, coordenador diocesano de pastoral, por sua vez, reforçou que “a realização destes encontros nos causaram uma grande alegria e ânimo em ver o nosso projeto diocesano de pastoral sendo concretizado. Já temos uma longa caminhada de animação Missionária na diocese, sobretudo com as Santas Missões Populares, mas queremos reanimar os grupos paroquiais de missão, os Comipas, fortalecendo os existentes e criando novos grupos.”
Informações e fotos: Comire