A Comissão Diocesana da Pastoral Familiar de Formosa (GO) promoveu nos dias 19 e 20 de outubro, o III Congresso Diocesano da Pastoral Familiar, com o tema “Família, novo sinal dos tempos: ‘Vós sois o sal da terra e a luz do mundo’ (Mt 5,13)”. O evento, realizado no auditório do Colégio Sagrados Corações, reuniu cerca de 200 participantes.
O Congresso ofereceu momentos de aprendizado, espiritualidade e integração. Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, e o padre Rodolfo Chagas, assessor da Comissão episcopal para a Vida e a Família, abordaram a importância da família para a Igreja e a sociedade, destacando o tema central do evento e apresentando o documento “A Família – Cadernos do Concílio, vol. 29”. Silvio e Aline, coordenadores da Pastoral Familiar no Regional Centro-Oeste, trouxeram um panorama atual dos trabalhos da Pastoral Familiar na região.
O casal André e Karina Parreira trouxe palestras sobre “Educação Socioemocional do Casal” e “Depois do Altar (Itinerários)”, com uma reflexão sobre a importância de cuidar das emoções e do relacionamento conjugal, bem como sobre os desafios da vida conjugal após o sacramento do matrimônio, seguidas de um relevante testemunho de vida. Marco e Susy abordaram os “Conflitos Conjugais em Razão das Mídias Sociais”. Padre Ary Ramos tratou dos desafios da evangelização familiar, e Dom Adair Guimarães, bispo diocesano de Formosa, encerrou o dia com uma reflexão sobre o uso das mídias digitais na evangelização.
Ainda na tarde do sábado, houve a oração do Terço da Misericórdia e também a Adoração ao Santíssimo. Logo após, houve um painel sobre a Pastoral Familiar nas Foranias Imaculada e Nossa Senhora da Guia, seguido de um delicioso jantar. Encerrando a programação do sábado, as crianças do ‘Ministério Infantil ECRI’ da Paróquia Santíssima Trindade, de Planaltina (GO) protagonizaram um momento cultural.
No domingo, após a Santa Missa celebrada por Dom Ricardo, o evento seguiu com apresentações sobre a atuação da Pastoral Familiar nas Foranias e um painel de perguntas e respostas. O encerramento contou com a leitura da Carta de Compromisso e uma bela homenagem a Dom Dilmo, finalizando com a Bênção de Envio.