Por ocasião do 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será comemorado no próximo dia 17 de maio, a Diocese de Anápolis realizou no último dia 9, um encontro com os profissionais dos veículos de comunicação de Anápolis e região, nas dependências do Centro Pastoral São João Paulo II.
O bispo diocesano e vice-presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, dom João Wilk, participou de um café da manhã com a imprensa e aproveitou para conhecer os trabalhos dos veículos de comunicação. Ele também agradeceu pela relação positiva cultivada com a Igreja Católica.
Dom Wilk também apresentou aos profissionais a mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações, que este ano tem como tema “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”. O bispo lembrou que o papa, no texto, discorre sobre família e faz uma relação com o Sínodo Ordinário com o mesmo tema marcado para o próximo mês de outubro. “O papa não trata dos meios de comunicação, não trata do momento presente, nem em que ponto está a comunicação, não indica pontos positivos ou negativos, mas fala da comunicação que se dá a partir do encontro de pessoas; este é o ponto principal, fundamento da atividade comunicadora”, afirmou dom João. E destacou que Francisco indica o fundamento da comunicação que acontece na oração.
O bispo evidenciou outros pontos da mensagem do papa, como a questão das famílias que enfrentam dificuldades e problemas, fatos que, segundo ele, “não impedem que as famílias se encontrem e conversem”. Ele também comentou a parte do texto em que Francisco diz que a comunicação começa a partir da gestação de uma criança. “O papa fala que a comunicação acontece já na gestação; a criança comunica com a mãe, ouve, se sente acolhida, amada. Escuta o som do coração da mãe. A criança bebe do leite materno. A fé, os valores, segurança, a personalidade, é absorvida nos primeiros anos”.
Dom João Wilk também dirigiu uma mensagem aos comunicadores de Anápolis e região, na qual demonstra sua satisfação pela presença de diversos veículos atuarem na diocese por meio de rádio, televisão, jornais, revistas e internet. No fim do encontro foi aberto um momento de interação para perguntas e respostas.
Participam do encontro com o bispo representantes das emissoras de rádio São Francisco, Manchester, Imprensa e Voz do Coração Imaculado; os jornais Estado de Goiás, Contexto e O Parlamento; as emissoras de televisão Canal 5 Net, TV Anhanguera e PUC-TV. Também representantes da Pastoral Diocesana de Comunicação (Pascom) e do setor de comunicação da Comunidade Católica Nova Aliança.