No próximo dia 1º de agosto, o Grupo de Trabalho (GT) da 19ª Assembleia do Povo de Deus, do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal) irá se reunir em Goiânia para concluir os preparativos do evento que acontecerá de 11 a 13 de setembro, na Casa de Convivência Sagrada Família, em Brasília (DF). Uma das novidades da assembleia será acontecer no período que antecede a elaboração dos Planos Diocesanos de Pastorais para que os seus conteúdos possam ser integrados pelas decisões na assembleia regional.
O presidente do regional e bispo de Uruaçu, dom Messias dos Reis Silveira, diz que os rumos pastorais da Igreja no Centro-Oeste serão orientados pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) aprovadas na última Assembleia Geral do episcopado brasileiro para os próximos quatro anos (2015-2019). “Pretendemos conseguir metas claras para vivenciarmos no regional nos anos de 2016 a 2018”.
A 19ª Assembleia do Povo de Deus, conforme dom Messias, terá como desafios, “as mudanças rápidas que a sociedade vivencia e que deixam as pessoas iludidas, sem rumo e sem raízes”. Essas mudanças são imbuídas de aspectos preocupantes que passam por diversas esferas. “Os pais já não conseguem transmitir valores fundamentais aos filhos; as pessoas vivem um grande vazio; os avanços tecnológicos estão aí, mas não chegam para todas as pessoas; existe também uma crise cultural em que se tenta igualar as pessoas ignorando as diferenças que existem entre elas; multiplicam-se as opções religiosas que abusam da simplicidade e carência das pessoas e que têm como essência o sentimentalismo, o fundamentalismo, o emocionalismo e a crença na prosperidade”.
Dom Messias destaca também que os desafios estão no meio ambiente, seja no agronegócio, em que os pequenos agricultores não crescem, como nas famílias, quando os jovens deixam o interior para buscar crescimento na cidade grande. “Essas pessoas sofrem as consequências da ausência familiar e vivem em um ambiente onde não estavam acostumadas”. Ele afirma que “o progresso está no Centro-Oeste, mas não podemos nos descuidar da evangelização em todos os setores da sociedade. Essas e muitas outras preocupações irão aparecer em nossas reflexões”, antecipa.
Temática
O aspecto do serviço, identidade da Igreja, motivou a escolha do tema “Igreja toda ministerial a serviço da sociedade” e o lema “Servir ao Senhor com alegria” (Sl 99, 2), que se deu tendo como base os recentes documentos do magistério da Igreja, segundo dom Messias, como a Exortação Apostólica Evangelli Gaudium, do papa Francisco, e as DGAE do episcopado brasileiro. “Ao presentear a Igreja com a sua primeira exortação, o papa desejou que a alegria do Evangelho chegue a todas as pessoas”.
Participarão da 19ª Assembleia do Povo de Deus os arcebispos, bispos e o secretário executivo do Regional Centro-Oeste; coordenadores de pastorais e movimentos; representantes dos organismos leigos e eclesiásticos e leigos delegados pelas dioceses.
Cartaz
As mãos postas sobre a Bíblia simbolizam a vida religiosa consagrada cuja fonte é na Palavra de Deus; acima, a devoção popular do povo; abaixo, a formação laical; à direita, os ministérios ordenados (diaconal e presbiteral). A junção das imagens forma a Igreja ministerial a serviço da sociedade presente no Centro-Oeste. As duas cores predominantes representam o regional nas províncias eclesiásticas de Goiânia e Brasília.