Coordenadores pastorais partilham caminhada e iniciam processo de avaliação

Diálogo, avaliação e planejamento: esta foi a pauta do 2º Encontro dos Coordenadores de Pastoral das dioceses, pastorais e movimentos do Regional Centro-Oeste da CNBB. A reunião ocorreu em Goiânia (GO), na sede do regional na manhã do último sábado, dia 12 de agosto.

Sob a orientação do secretário executivo do regional, padre Eduardo Luiz de Rezende, os coordenadores tiveram a oportunidade de partilhar as atividades do Ano Vocacional Mariano. Os participantes destacaram a importância da participação na Jornada Vocacional, realizada em Brasília (DF), que inspira a reflexão em torno da cultura vocacional.

Na ocasião, foi apresentado aos coordenadores o questionário de avaliação pastoral para os últimos 12 meses, que deverá ser devolvido para a sede do regional até o próximo dia 30 de setembro. De acordo com o membro da equipe de avaliação, Ir. Diego Joaquim, “as respostas dos questionários são fundamentais para o planejamento pastoral do próximo ano”.

Amoris Laetitia

Como a família será a prioridade para o ano de 2018, o bispo auxiliar de Goiânia, Dom Moacir Arantes, apresentou aos coordenadores um breve resumo sobre a preocupação da Igreja com este tema, a partir da Amoris Laetitia, do Papa Francisco, e de outros documentos pontifícios. “O cuidado com a evangelização das famílias não é restrito ao âmbito da Pastoral Familiar, mas de toda ação evangelizadora da Igreja. A família, como projeto de Deus, está desvalorizado na sociedade”, explicou.

Aparecida

As representações das dioceses trouxeram para a reunião uma porção de terra de cada sede, para que seja enviada ao Santuário Nacional de Aparecida. No dia 15 de agosto, uma missa em Goiânia marcará o encerramento da peregrinação da imagem da Padroeira do Brasil pelo estado.

Carta

Também durante o encontro, a Pastoral da Aids fez a leitura da Carta de Porto Alegre (Leia aqui). O documento é fruto do Seminário Nacional realizado pela Pastoral no mês de julho, em que faz uma análise da atual conjuntura de crise do país, e seus reflexos no combate a epidemia da Aids. O documento foi entregue a Dom Moacir.

Leia também o artigo Onde dormirão os pobres, de autoria do Frei José Bernardi

Veja mais fotos