No sábado, 1º de fevereiro, aconteceu na sede do Regional Centro-Oeste da CNBB, em Goiânia, o 1º Encontro de Coordenadores diocesanos e regionais de pastoral, coordenadores de movimentos e presidentes de organismos do regional.
Entre os assuntos tratados, destaca-se a partilha sobre a Assembleia Eclesial do Regional, que aconteceu em outubro do ano passado, e as perspectivas pastorais para este ano. Foi um diálogo aberto, em que cada um pode expressar seu ponto de vista e manifestar suas expectativas quanto aos trabalhos a serem realizados em 2020.
Foi tema de pauta também, a Visita ‘ad Limina Apostolorum’ que acontece nos dias 8 a 18 de fevereiro. Sobre isso, o secretário executivo do regional, padre Eduardo Luiz de Rezende, falou um pouco sobre o evento, explicando que se trata da visita oficial que os bispos fazem ao Santo Padre a cada cinco anos e o Regional Centro-Oeste abrirá o calendário do episcopado brasileiro para as visitas em 2020. Padre Eduardo também comentou sobre as reuniões que serão realizadas nos diversos organismos, comissões pontifícias, conselhos e departamentos da Santa Sé, além das celebrações nas principais Basílicas Maiores de Roma durante os dez dias da visita. “Alguns bispos do Regional participaram de outras visitas, mas para este grupo, que inclui alguns administradores diocesanos, será a primeira visita oficial no pontificado do papa Francisco. Com certeza será uma experiência rica que renovará as esperanças de todos os participantes”, afirmou padre Eduardo.
Outro tema tratado foi o novo regulamento das Pastorais no Regional Centro-Oeste, aprovado pelos bispos reunidos no Conselho Episcopal Regional (CONSER) de outubro do ano passado, que foi apresentado pelo padre Eduardo juntamente com algumas orientações gerais, visando o bom andamento das atividades ao longo de 2020. Este assunto foi direcionado principalmente aos novos coordenadores regionais que assumiram funções no segundo semestre do ano passado.
Para o diácono Mauro Aparecido de Oliveira, coordenador da Comissão Regional de Diáconos (CRD), a reunião motiva a ação evangelizadora no regional a partir das pastorais, movimentos e organismos. “Esse encontro logo no início do ano é muito importante porque nos prepara para agir conforme as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, fundamentadas nos quatro pilares: Pão, Palavra, Caridade e Missão. Foi uma reunião bastante produtiva, de modo que saímos motivados para evangelizar”.
Já o padre Sérgio Rocha Gonçalves, da Diocese de Jataí, afirmou que o encontro favorece a partilha entre os coordenadores. “A reunião é um momento da gente se encontrar como coordenadores de pastorais fazendo uma avaliação do ano anterior e ao mesmo tempo refletir sobre as perspectivas e projetos para o ano de 2020”, declarou.
Na ocasião também foi entregue a todos os coordenadores, a edição 2019 da Revista Uma Voz no Centro-Oeste, publicação que contém as ações pastorais das dioceses e do regional ao longo do ano passado, inclusive os compromissos assumidos pela XX Assembleia Eclesial que aconteceu no último mês de outubro, para o período de 2019 a 2023. A próxima reunião de coordenadores acontecerá nos dias 6 a 8 de agosto, na sede do Regional e contará com a assessoria de Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre, que trabalhará o tema: “Criação e Animação de Comunidades Eclesiais Missionárias”.