Os bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB estão reunidos no Conselho Episcopal Regional (CONSER), encontro que começou na terça-feira, dia 22, e termina na sexta-feira, 25 de outubro, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF). A missa de abertura do evento foi presidida pela primeira vez, pelo bispo auxiliar de Goiânia, Dom Danival Milagres Coelho que, logo no início da celebração, externou sua gratidão pela acolhida que teve dos bispos, desde que foi nomeado bispo auxiliar de Goiânia. “Eu externo aqui a minha gratidão e alegria e espero que este encontro dê os frutos esperados para a nossa missão evangelizadora”, afirmou.
Os trabalhos no CONSER tiveram início na manhã de quarta-feira, 23, com a Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar de Brasília, Dom Vicente Tavares, que também participa pela primeira vez do encontro. “É uma alegria estar aqui neste CONSER, o primeiro que participo, tem sido uma acolhida muito calorosa, muito fraterna, muito respeitosa. Este encontro é a oportunidade de a gente ouvir dos irmãos no regional a respeito da Igreja, dos desafios e sobre a ajuda mútua que temos que entender e trabalhar juntos.
A primeira assessoria do encontro foi feita pelo Pe. Luciano da Silva Roberto, assessor nacional para a Comissão Episcopal para a Cultura e Educação da CNBB. Em sua apresentou, ele falou aos bispos da importância do patrimônio e daquilo que constitui todo o acervo de bens culturais da Igreja. Um passo importante deverá ser dado no Regional Centro-Oeste que é a criação da Comissão de Bens Culturais da Igreja. “Os bens culturais da Igreja constituem um importante instrumento de evangelização e por isso precisam também ser organizados enquanto trabalho integrado por meio da gestão integrada”, explicou. Esse momento do encontro teve a presença do Pe. Murah, da Diocese de Ipameri, e do Pe. David, da Arquidiocese de Goiânia.
Ainda no período da manhã, os bispos receberam o diretor executivo da ACN – Brasil (Ajuda à Igreja que sofre) sr. Valter Callegari, que apresentou os desafios da instituição e um panorama do relatório de ajuda em todo o mundo. Com relação à Igreja na América Latina, ele apresentou cinco desafios enfrentados na atualidade: crescimento urbano; redução de vocações ao sacerdócio; secularismo, ataques à família e à vida – pouca presença da Igreja na mídia; injustiça social e corrupção; muitos batizados e poucos convertidos.
A parte da manhã foi concluída com a apresentação feita pelo missionário redentorista, Ir. Diego Joaquim das novas diretorias da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) das Regionais: Goiânia e Brasília. “Apresentamos os projetos que realizamos e o nosso sonho que é a construção de uma escola de formadores para assessorar aqueles que atuam na formação dos futuros religiosos, religiosas e padres nesse território e tivemos a alegria de saber que Dom Joaquim, bispo de Jataí, vai ser o nosso bispo referencial, foi um bom momento com os pastores aqui da nossa região”.
No período da tarde os bispos discutiram assuntos de pauta e fizeram uma visita guiada ao Memorial do Cerrado, organizada pela PUC Goiás.