Conselho Missionário Regional realiza Assembleia e elege nova coordenação

Com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, o mesmo do Mês Missionário Extraordinário convocado pelo papa Francisco, aconteceu nos dias 13 a 15 de setembro, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília, o Seminário de Formação e a Assembleia Anual do Conselho Missionário Nacional (COMIRE). O seminário contou com a participação de 40 pessoas vindos das diversas dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal).

Os assessores do evento, padre Daniel Rocchett e irmã Sandra Regina, da Comissão Episcopal para a Ação Missionária da CNBB, refletiram sobre a missão da Igreja. Eles fizeram pontuações sobre o processo histórico da missão antes de Jesus, depois e nos dias atuais, com o objetivo de fazer os participantes refletirem sobre o chamado missionário que o Senhor faz a cada um.

Padre Daniel, em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) discorreu sobre o Programa Missionário Nacional, documento que é resultado do processo de reflexão iniciado pela equipe executiva do Conselho Missionário Nacional (COMINA). Ele destacou, em sua fala, que a missão não pode ser concebida como algo restrito a algumas pessoas ou grupos “especializados”, mesmo que sejam muito capacitados e experientes e cultivem carismas específicos. O Programa, segundo ele, é uma pequena semente que aponta para uma comunhão maior.

Dom Fernando Brochini (Diocese de Itumbiara) bispo referencial da dimensão missionária no regional, presidiu Santa Missa no domingo. Diversos temas foram tratados, durante o seminário, como Campanha Missionária 2019; Mês Missionário Extraordinário, cujo objetivo é despertar para a consciência da missão ad gentes, que pode ser melhor compreendida a partir do testemunho de Sandra, missionária comboniana que partilhou sua experiência missionário no Sudão do Sul.

No domingo houve também a eleição da nova coordenação do COMIRE, que ficou assim definida: coordenador, padre Inocêncio Xavier, da Diocese de Uruaçu; vice-coordenador, Michael Douglas, da Arquidiocese de Brasília; tesoureiros, Túlio Carvalho, da Arquidiocese de Brasília e Denise Paixão, também da Diocese de Uruaçu. Após quase quatro anos na coordenação do Conselho, Luciana Lopes agradeceu a todos pelas forças missionárias e por todo o esforço e ajuda recebidos na construção da caminhada missionária.

Ao fim do evento, os missionários presentes reconheceram o esforço e trabalho desenvolvido pela atual coordenação: Luciana Lopes, irmã Luciana Mattos, cmc, Thais Duarte e Igor Vieira, que se dedicaram a dar ao Regional Centro-Oeste um rosto missionário que vai além das Obras Missionárias e que perpassa toda a ação eclesial.

O novo coordenador, padre Inocêncio Xavier, agradeceu a todos pela confiança a ele depositada na nova gestão do COMIRE. “A missão é de Deus, somos seus servos e juntos vamos continuar a animação missionária na Igreja do Centro-Oeste”, disse. “Foi um momento de muita alegria e esperança, pois pude perceber que o nosso regional está crescendo cada vez mais nas forças missionárias. Além disso, por ocasião do Mês Missionário Extraordinário, é notável que muitas dioceses e Obras estão se mobilizando para realizarem suas atividades”, destacou o seminarista Lucas Tadeu, da Arquidiocese de Brasília.