Em sua 35ª edição, o Encontro Regional de Presbíteros (ERP), foi avaliado de maneira positiva pela Comissão de Presbíteros, em reunião ampliada realizada no dia 31 de outubro, na sede do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal). Padre Mauro Francisco dos Santos, coordenador da comissão, disse que a avaliação partiu dos próprios sacerdotes que participaram do encontro, realizado na cidade de Goiás, nos dias 22 a 25 de agosto passado.
Segundo padre Mauro, foi bem avaliado o tema abordado, Presbíteros em missão: memória no Centro-Oeste, “de importância ímpar para os nossos padres, bem como a participação, integração e confraternização dos 71 presbíteros do regional durante o encontro”, destacou. Além desse encontro, conforme padre Ary Ramos, do Clero da Diocese de Formosa (GO) e membro da comissão, foram avaliados também os diversos eventos promovidos pela CRP e deu-se início ao planejamento das ações para o próximo ano. “Já começamos a estabelecer datas para as próximas reuniões e nós estamos tentando ampliar as nossas ações no regional e dar suporte às dioceses”, disse.
Organograma
Para atingir de maneira mais eficaz os presbíteros nas 12 dioceses e no Ordinariado Militar que integram o Regional Centro-Oeste, a comissão está criando um organograma de trabalho para dividir as atividades. “A ideia é ter vários setores dentro da comissão que possam desenvolver diversas atividades, dentro da sua linha de trabalho, como eventos, cursos, formações”, antecipou. Logo após essa discussão, ainda durante a reunião, os padres estudaram qual deverá ser a primeira atividade de 2017. “A princípio pensamos em realizar formações litúrgicas e sobre Arte Sacra porque há uma carência de mais conhecimento por parte dos sacerdotes principalmente com relação à construção de templo e à importância ao espaço celebrativo”, explicou padre Ary. Ele também declarou que a CRP pensa em disponibilizar às dioceses diretrizes sobre a Pastoral Presbiteral, já que várias igrejas particulares ainda não têm material formulado sobre esse assunto. “Nosso objetivo é dar luzes para que cada diocese caminhe com sua Pastoral Presbiteral, pelas suas normativas e diretrizes”, concluiu.
Padre Mauro completou comentando que o organograma tem ainda a tarefa de ser um material de sustentação da organização da comissão e facilitação do trabalho, favorecendo também a próxima equipe que irá assumir a CRP. “Esse material será uma referência para a comissão, um idealizador do caminho que devemos percorrer, além de definir quem é o responsável de cada dimensão da nossa comissão ampliada”, justificou.
O 36º Encontro Regional de Presbíteros vai a acontecer na Diocese de Luziânia, nos dias 29 a 31 de agosto de 2017.