Aconteceu nesta segunda-feira, 2 de outubro, na sede do Regional Centro-Oeste da CNBB, em Goiânia, a última reunião do ano da Comissão Regional de Liturgia. Além da presença de Dom Marcony Vinícius, bispo responsável da Liturgia no Regional e do coordenador, Pe. Fábio Carlos, participaram do encontro os membros da comissão.
A reunião é sempre motivo de encontro e fraternidade por parte dos membros, reflexão e estudo e por ser a última do ano, motivo de avaliação dos trabalhos. A reflexão foi feita por Dom Marcony que tratou sobre o “Silêncio na liturgia”. Após a reflexão, fez-se a avaliação do 11º Encontro Regional de Liturgia que teve estudo sobre o novo “Missal Romano”, e houve algumas pontuações para que os próximos encontros sejam melhorados. Por fim, aconteceu a eleição para a nova coordenação da dimensão litúrgica do Regional Centro-Oeste, que ficou assim: coordenador, Pe. Fábio Carlos, da Diocese de Anápolis, reconduzido à função; vice-coordenador, Pe. Marcos Flávio, da Diocese de Luziânia; secretárias: Cleide, da Arquidiocese de Brasília e Célia, da Diocese de Ipameri; tesoureiro: Pe. Valdeir da Arquidiocese de Goiânia.
Avaliação do último quadriênio
Neste ano de 2023 encerra o mandato da coordenação da dimensão litúrgica do Regional Centro-Oeste e a escolha de uma nova coordenação.
Conforme o Pe. Fábio Carlos, “foram anos repletos da graça de Deus na nossa Comissão, passamos pela pandemia da Covid-19, período em que não pudemos nos reunir presencialmente, mas continuamos nossas reuniões na modalidade online, o que possibilitou que nossos vínculos permanecessem”.
Nestes últimos quatro anos a Comissão realizou três encontros regionais sobre a Liturgia e as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, a Espiritualidade Litúrgica e o Missal Romano. “Tivemos a graça de contar com excelentes assessores como Dom Armando Bucciol, Dom José Aparecido, além do nosso referencial Dom Marcony e os membros da nossa comissão. Foram encontros que realmente nos fizeram aprofundar a nossa concepção de Liturgia e impulsionar nossos trabalhos em nossas dioceses”, destacou o coordenador. “Nas nossas reuniões sempre tivemos a graça de ter formações com nosso bispo referencial Dom Marcony que expõe de forma sintética e muito simples os diversos temas da Sagrada Liturgia, dos quais tiramos muito proveito pessoal e de partilha com nossas dioceses. Que Deus continue a iluminar os passos de nossa Comissão Regional, e que conduza os passos da nova coordenação”, completou o padre.