Comissão Regional de Diáconos se reúne virtualmente com os candidatos ao Diaconado Permanente da Diocese de Uruaçu

Os candidatos da Escola Diaconal São Lourenço, da Diocese de Uruaçu, se reuniram virtualmente no dia 31 de maio. O momento contou com a participação do presidente e do secretário da Comissão Regional de Diáconos (CRD) do Regional Centro-Oeste da CNBB, respectivamente, diáconos Mauro Aparecido e Ramon Curado. O encontro teve mediação do candidato Osmair e as reflexões se deram a partir do tema “Minha história diaconal” em que os diáconos puderam partilhar as experiências vividas neste ministério.

O diácono Ramon Curado falou sobre a sua história vocacional até a ordenação. O diácono Mauro, por sua vez, falou sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Ele também fez pontuações sobre o seu processo de ordenação e afirmou que é importante aos candidatos buscarem a imitação de Nossa Senhora que se dispôs a “fazer tudo o que ele vos disser”. Neste tempo de pandemia, de forma especial, a virtude da humildade se faz muito importante na missão, conforme o diácono Mauro. Ele explicou que a vivência deste ministério só se desenvolve e frutifica com a participação das esposas. “As esposas sofrem junto com os esposos candidatos todo o processo de incerteza, pelo fato de participarem diretamente dessa vivência” e ressaltou que a paciência é muito importante no processo de discernimento. “O tempo é de Deus e não está contra nós, é preciso uma paciência heroica, pois ‘tudo é louvável e virtuoso’, eis o que deve ocupar vossos pensamentos” (cf. Fl 4,8).

É importante também no processo de discernimento e caminhada vocacional, de acordo com o diácono Mauro, os candidatos criarem uma base de fé, já que nem todos serão ordenados. “É importante que aqueles que são ordenados confortem aqueles que não são”, afirmou. Finalizou dizendo que os frutos são indicadores para novas ordenações e pediu que os candidatos não queiram ser diáconos antes do tempo. Após as falas foi aberto um momento para perguntas que foram feitas sobre os mais diversos pontos: inquietações do tempo e da espera; como agir no momento atual; a realidade diaconal no regional e outros assuntos. Os diáconos Mauro e Ramon responderam todas as questões. Por fim, eles fizeram as últimas considerações e se colocaram à disposição para outros momentos de partilha. O mediador agradeceu a presença e a partilha esclarecedora. A reunião foi concluída com a oração final.