Comissão partilha caminhada e discute aplicação dos compromissos assumidos na XXI Assembleia Eclesial Regional


Na segunda-feira, 24 de junho, os membros da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (CMOVIC) do Regional Centro-Oeste da CNBB se reuniram, na sede do Regional em Goiânia.

O objetivo do encontro é partilhar o caminho de cada setor da comissão. “Partilhamos as alegrias, esperanças e desafios vividos por cada setor da comissão. Na partilha percebemos como um grupo precisa um do outro, tem problemas que podem ser solucionados com a ajuda do outro, as vocações se complementam e o horizonte da missão é iluminado”, afirmou o bispo de Rubiataba-Mozarlândia e responsável pela comissão, Dom Agamenilton Damascena.


O grupo também discutiu como realizar o compromisso da carta Compromisso da XXI Assembleia Eclesial do Regional Centro-Oeste: “A partir da Iniciação à Vida Cristã, promover todas as vocações e valorizar os ministérios, reconhecendo particularmente os fiéis leigos e leigas como animadores das comunidades eclesiais missionárias”. Os membros da CMOVIC reunidos chegaram a algumas conclusões: valorizar a vida e vocação dos membros em cada setor; promover a colaboração entre os ministros ordenados e consagrados convidando-os para assessorar os eventos um do outro, por exemplo: convidar uma religiosa para refletir um tema da vida cristã com os presbíteros ou seminaristas e vice-versa e a criação e fortalecimento das equipes vocacionais paroquiais.


O encontro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada é importante, de acordo com Dom Agamenilton, para promover a sinodalidade, de modo que haja sinergia entre os vários setores. “Os setores da comissão desenvolvem bons trabalhos no regional, porém, há pouca sinergia entre os membros. Movidos pelo apelo a vivermos uma Igreja sinodal, decidimos realizar esse encontro para promover nossa comunhão, partilha e missão, pois fazemos parte de uma só comissão episcopal”, destacou o bispo.


Missão da CMOVIC
Despertar, discernir, cultivar, animar, promover e acompanhar as vocações, os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada no Regional Centro-Oeste.