Comire pode unificar ações missionárias, sugerem padres da Diocese de Itumbiara

Conhecer a animação missionária na diocese e refletir sobre as contribuições que o Conselho Missionário Regional (Comire) pode dar nesse sentido. Foi com esses objetivos que membros da equipe executiva do Comire visitaram no dia 3 de agosto, a Diocese de Itumbiara. Padre Marcelo Gualberto (coordenador), Dom Antônio Fernando Brochini (Bispo de Itumbiara e referencial para a dimensão missionária) e Thais Duarte (secretária), foram acolhidos por seis padres responsáveis de setores pastorais da diocese.

Na ocasião, a equipe do Comire entregou aos representantes da diocese folhetos com conselhos sobre animação missionária a serem desenvolvidos na paróquia, diocese de regional. Para abrir conversa com os padres, o coordenador do Comire fez algumas perguntas: como está o trabalho missionário na diocese? Como o Conselho Missionário Regional pode propagar e ajudar na animação missionária? Logo depois os presentes levantaram alguns aspectos sobre a diocese: houve a tentativa de trabalho, mas não teve continuidade; nas paróquias são desenvolvidos trabalhos missionários, mas não é repassado para a diocese e não são divulgados; algumas pastorais e movimentos realizam intercâmbio com outras dioceses, mas não comunicam, entre outros.

Os padres disseram sentir a necessidade de maior organização e união dos trabalhos desenvolvidos nas paróquias e diocese e questionaram sobre as atribuições e ações do Conselho Missionário Diocesano (Comidi). “O Comire, assim como os demais conselhos, pode ajudar nesta articulação de unificar os trabalhos missionários dos grupos e movimentos já existentes na diocese”, sugeriu um deles.

Dom Antônio Fernando informou que está em processo de organização a dimensão missionária diocesana e que o padre Fernando de Assis Queiroz já está à frente dos trabalhos. A proposta, de acordo com o bispo, “é começar a animação e motivação aos crismandos, atividades formativas, experiências missionárias com os seminaristas e estimular a conversão dos batizados para que os Sacramentos sejam consequência da missão”, disse.

A partir dessa primeira visita, ficou estabelecido que a Diocese de Itumbiara estará em pleno contato com o Conselho Missionário Regional.

Com informações e foto do Comire