O Conselho Missionário Regional (Comire) visitou no dia 4 de março, a Diocese de Uruaçu. A iniciativa faz parte do projeto “Ver de Perto”, que teve início no ano passado. O objetivo é visitar todas as dioceses do Regional Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal), para conhecer a realidade missionária vivida e apresentar o Comire como colaborador nesse processo. Desta vez, a visita foi feita pela coordenadora do Conselho, Luciana Lopes e o coordenador estadual da Infância e Adolescência Missionária (IAM), Douglas Amaro.
Na Diocese de Uruaçu, o Comire foi acolhido pelo bispo diocesano e presidente do regional, Dom Messias dos Reis Silveira; o coordenador do Conselho Missionário Diocesano (Comidi), padre Inocêncio Xavier; e a coordenadora da IAM, Sirlene Xavier. O encontro foi marcado por uma conversa amistosa e esclarecedora sobre o agir missionário na diocese. “A dimensão missionária na Diocese de Uruaçu é muito preciosa”, declarou o bispo.
Dom Messias informou que a missão é um dos principais aportes do Plano de Pastoral da diocese e que sua articulação nas paróquias é necessária para a efetiva construção de um processo de missão permanente. Para ajudar, foram criadas cinco comissões e uma delas tem o foco na dimensão missionária. Sua principal ação é elaborar projetos para serem aplicados em toda a diocese. Um exemplo concreto dessa proposta é o convite feito a cada paróquia para realizar semanas missionárias até o fim do mês de maio, em virtude do aniversário de 60 anos da diocese. Algumas já realizaram. Outras estão em preparação. Nesta Igreja particular é muito comum ocorrer eventos e atividades de natureza missionária. O espírito missionário é bem diverso. A Renovação Carismática Católica (RCC), por exemplo, é muito atuante e tem um e estilo próprio de missão ali. O Ministério Jovem também. Em Campinorte, por sua vez, a animação missionária foi bem acolhida com a a proposta das Santas Missões Populares.
A Diocese de Uruaçu também já acolheu o Encontro Regional da Infância Missionária (Erim) por duas vezes e a caminhada de mais de 15 anos da IAM trouxe como frutos, cinco sacerdotes que vieram dos grupos que atuam nas paróquias. Durante o Mês Missionário, a diocese também se articula e desenvolve todos os anos, um intenso trabalho de divulgação da Campanha Missionária, promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), uma vez que cada paróquia dinamiza a vivência desse mês de acordo com sua realidade.
Para Dom Messias, essa animação tem uma motivação histórica que é preservada e renovada. “A Diocese de Uruaçu nasceu com o espírito missionário, pois ela foi evangelizada, em especial, pelos missionários claretianos. Inclusive, o primeiro bispo, Dom Francisco Prada Carrera, CMF”. Por fim, Dom Messias disse que deseja contribuir para que a missionariedade continue sendo uma luz na Igreja particular de Uruaçu. “Nós queremos oferecer o apoio para que a vida missionária realmente aconteça e trabalhamos com essa consciência de que todas as pastorais e movimentos sejam missionários para que essa dimensão aconteça de forma permanente”, destacou.