Aconteceu no dia 10 de fevereiro, no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Morrinhos, a 1ª Reunião do Clero em 2022. Na ocasião, o clero da Diocese de Itumbiara fez o estudo do Vademecum para o Sínodo dos Bispos, com assessoria do padre Luís Fernando. “Estabelecemos os critérios e as datas para a execução da fase diocesana do Sínodo, apresentamos a Equipe Diocesana para o próximo Sínodo dos Bispos e fizemos o estudo do Discurso do Santo Padre na abertura do Sínodo. Foi um momento muito rico e de muita partilha”, afirmou o padre em entrevista.
A reunião contou com a participação do bispo diocesano, Dom Fernando Brochini; de 30 padres, os neodiáconos que serão ordenados presbíteros em março próximo e o padre André Pereira, da Prelazia de São Félix do Araguaia que está iniciando um período de experiência missionária na Diocese de Itumbiara.
A partir de agora, a proposta é que seja efetivado na Diocese de Itumbiara, o estudo do material para o Sínodo nas paróquias. O objetivo é também efetivar os grupos de reflexão, estudo e discernimento propostos pelo Sínodo e recolher a participação dos dez setores pastorais da diocese. Todo este material irá para a equipe diocesana do Sínodo a fim de ser sintetizado e enviado à CNBB dentro do prazo estabelecido.
Aos padres cabe animar a caminhada, a preparação e a reflexão dos temas do Sínodo em suas paróquias, comunidades, pastorais e movimentos, agregando o maior número de batizados possível, conforme indicações do próprio Documento Preparatório para o Sínodo.
No próximo dia 5 de março acontecerá no auditório do Centro Pastoral Dom Velloso, a 1ª Reunião Pastoral da Diocese no ano de 2022. O tema de estudo será a Campanha da Fraternidade 2022, cujo tema é “Fraternidade e Educação”, com assessoria do padre Romualdo Degásperi, CSS, sacerdote estigmatino de longa experiência na área da educação.
Fonte: Setor de Comunicação/Diocese de Itumbiara-GO