Cerimônia de fechamento da Porta Santa na Catedral de Brasília reúne 4 mil pessoas

 

Cerca de 4 mil pessoas participaram da cerimônia de fechamento da Porta Santa da Catedral Metropolitana de Brasília. A Santa Miss foi presidida pelo arcebispo metropolitano e presidente da CNBB, Dom Sergio da Rocha, e concelebrada pelos bispos e clero da Capital Federal.

O fechamento da Porta Santa marca o fim do Ano Santo na Arquidiocese de Brasília, convocado em abril e inaugurado oficialmente pelo papa Francisco no dia 8 de dezembro de 2015, quando abriu a Porta Santa da Basílica de São Pedro, em Roma.

A Catedral de Brasília, da Arquidiocese de Brasília, e a Catedral Militar Rainha da Paz e o Santuário da Mãe Rainha de Schoenstatt, ambos no Ordinariado Militar, assim como todas as dioceses e Catedrais autorizadas pelo Santo Papa para terem Portas Santas, com exceção do Santuário Menino Jesus, em Brazlândia, foram fechadas no dia 13 de novembro, em comunhão com o fechamento nas Basílicas papais de Roma: São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros.

“Hoje se fecham as Portas do Ano Santo da Catedral. Encerrar o Ano da Misericórdia não significa que Igreja não vivera mais a Misericórdia de Deus. As Portas da Misericórdia é que se encerram nas Dioceses, de maneira simbólica. Mas é claro que as Portas das Igrejas, Como Mãe Misericordiosa, e as Portas do Pai Misericordioso permanecerão abertas”, disse Dom Sergio durante a homilia.

Para concluir, o arcebispo deixou uma mensagem de amor e esperança a todo o seu rebanho presente na celebração, incentivando-os a não enfraquecerem a obra iniciada ao longo do Ano Jubilar. “Com o fim do Ano da Misericórdia, não relaxemos, não nos acomodemos. Vamos continuar a vivenciar a Misericórdia de Deus a cada momento e em cada ação. Sejamos firmes, confiantes, fortes e perseverantes, para atravessarmos dificuldades e momentos difíceis. Que ninguém jamais desanime e que, apenas, confie, espere e permaneça em Deus, que ganhará a vida eterna”, finalizou.

Brazlândia

Para quem não conseguiu participar da Cerimônia de fechamento da Porta Santa da Catedral, ainda tem a oportunidade de participar da cerimônia no Santuário Menino Jesus, em Brazlândia, que será realizada no próximo domingo (20) e será presidida pelo arcebispo militar Dom Osvino José Both, às 10h.

FOTOS

Informações e fotos: Arquidiocese de Brasília