No domingo, 3 de setembro, aconteceu em nossa Catedral Santa Rita de Cássia, em Itumbiara, a celebração em Ação de Graças pelos oito anos e oito meses de pastoreio de Dom Antônio Fernando Brochini na Diocese de Itumbiara. A celebração foi presidida por Dom Antônio e concelebrada pelos padres José Luiz de Castro, pároco da Catedral; Erick Menezes, vigário da Catedral; Jarbas Rodrigues, pároco e reitor do Santuário Diocesano do Divino Pai Eterno em Panamá; e também pelo padre Sebastião Ricardo vindo da Diocese de Jaboticabal (SP), a primeira diocese que Dom Fernando pastoreou.
A Catedral ficou repleta de fiéis que vieram junto com o bispo, louvar e agradecer à Deus por esses anos em que Dom Fernando ficou à frente da diocese.
Em sua homilia, Dom Fernando agradeceu a Deus por este tempo vivido em Itumbiara, agradeceu ao povo da diocese que desde sua chegada o acolheu com amor e carinho, agradeceu também ao clero da diocese, aos padres diocesanos e religiosos, por terem o ajudado na condução e no pastoreio desta porção do povo de Deus.
Dom Fernando meditou a liturgia da Palavra do 21º Domingo do Tempo Comum, mais especificamente a Primeira Leitura do profeta Jeremias no capítulo 20, versículo 7: “Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir. Foste mais forte do que eu”. “Meditando esses dias sobre Jeremias e sobre tudo que está acontecendo em minha vida, me veio mais duas passagens bíblicas: a primeira, a própria vocação do profeta Jeremias: ‘Desde o ventre da minha mãe já me conhecias, antes que eu nascesse o Senhor me consagrou’ (Jr 1,5). O Senhor já me conhecia e tinha uma missão para mim, assim também prestes a completar 50 anos de ordenação presbiteral e encerrando meu pastoreio aqui na minha querida e amada Diocese de Itumbiara, posso também dizer sem medo e com sinceridade de coração o que disse São Paulo na 2ª Carta à Timóteo: “Combati o bom combate e guardei a f锑.
“Assim como o profeta Jeremias, aquele que anuncia a Palavra de Deus é incompreendido, é perseguido, se torna alvo de injustiça. Com fidelidade ao Senhor, fui ungido para ser a presença de Cristo no meio do povo, assim procurei viver estes 21 anos de consagração episcopal, com fidelidade à Palavra, acolhendo-a primeiramente em minha vida, buscando viver com sinceridade de coração os sete dons do Espírito Santo. Tenho certeza que para muitos eu indiquei os caminhos corretos desta vida para que um dia possamos chegar com o coração limpo na presença do Pai”, disse Dom Fernando.
Ao fim da celebração, o bispo recebeu homenagens: a Ir. Maria Ivone, (PME – Pequena Missionária Eucarística), falou em nome das religiosas; o Pe. Luís Fernando, Chanceler da diocese e também coordenador da Pastoral Vocacional, fez uso da palavra em nome do clero da diocese; Leôncio Júnior homenageou Dom Fernando em nome de toda cúria, e Adriano Martins, secretário de Saúde e cantor na Catedral, homenageou o bispo em nome de todos os leigos e leigas da Diocese de Itumbiara.
A posse de Dom José Aparecido como 8º bispo diocesano de Itumbiara, acontecerá no sábado, dia 9 de setembro, às 10h, na Catedral Santa Rita de Cássia.