Os catequistas da Diocese de Goiás participaram no dia 1º de maio, do encontro catequético, com o tema “O rosto da misericórdia” (Misericordiae Vultus), que teve lugar no Centro Diocesano de Pastoral, em Goiás. A formação foi assessorada pelo bispo, Dom Eugênio Rixen e contou com a participação de 94 catequistas de várias paróquias.
A partir de uma dinâmica orante e reflexiva, o assessor destacou que o catequista precisa ser uma pessoa misericordiosa e ter compaixão pelo outro, pois, “é isso que faz o nosso ministério, estar em contato com o Pai”. Ressaltou ainda, que a catequese precisa ser uma experiência de encontro com Cristo Ressuscitado, como o fez a Samaritana ao encontrar- se com Jesus conseguindo compreendê-lo, contemplá-lo e apresentá-lo às pessoas.
Segundo Dom Eugênio, é missão dos catequistas acolher as pessoas de forma irradiante e verdadeira e carregar sempre a essência da felicidade em seu testemunho. Ser ainda pessoas que lutam para a construção do Reino de Deus, compreendendo a história de Jesus, do povo de Deus e da Igreja. Entretanto, tudo isso só fará sentido – disse ele – se os catequistas contemplarem e viverem as obras de misericórdia (corporais e espirituais), colocando-as em prática, nas ações catequéticas. O bispo pontuou também que “Jesus Cristo é a pessoa da misericórdia, por isso, somos o fruto que numa forma mística e fiel, deve reconhecer e retribuir esse amor misericordioso ao próximo”.
Informações e fotos: Diocese de Goiás