Nos dias 17 e 18 de setembro aconteceu de forma on-line a II Ampliada Bíblico-Catequética do Regional Centro-Oeste da CNBB. O evento teve assessoria do Marcus Tullius, publicitário e coordenador nacional da Pascom Brasil, e da Aline Amaro Silva, jornalista e doutora em teologia. O tema de estudo e reflexão foi “Catequese e as mídias digitais”.
Para o coordenador nacional da Pascom, pensar a catequese e as mídias digitais é lançar um olhar para a nossa realidade de forma integrada. Segundo ele, mesmo que as atividades estejam sendo retomadas no formato físico, é importante que a presença digital não seja abandonada. “É importante nós termos essa concepção, essa compreensão porque quando a pandemia passar nós teremos que ter novas práticas, novos olhares e teremos acima de tudo que conciliar essas duas realidades”, afirmou. Esse fazer catequético com o auxílio das mídias digitais é indispensável, conforme Marcus Tullius afirmou aos participantes da Ampliada Catequética.
Aline Amaro da Silva também destacou que é fundamental aos catequistas e a todos os envolvidos na catequese, a conscientização de que o tradicional e o digital caminham juntos na dimensão catequética. “O principal passo é a conversão pastoral digital e depois os passos seguintes: criar métodos, caminhos e novas formas de aprender”. Nesse âmbito, a comunidade também é exigida. “A comunidade precisa ter os recursos técnicos, equipamentos básicos necessários para essa catequese híbrida, e investir em formação, em treinamento, fazer essa conexão com a Pastoral da Comunicação, incentivar a Pascom na comunidade e a Pastoral da Comunicação deve dar esse suporte nessas formações para ajudar os catequistas também a fortalecer os vínculos entre os catequizandos e as famílias”. Ela concluiu destacando que “o objetivo principal é passar da natureza de conexão para a experiência espiritual, comunitária de comunhão pela graça e pelo nosso sim. Fica o convite a cada catequista, a cada pessoa engajada na comunidade a fazer essa experiência de fé, da rede e de colaboração, partilha, diálogo, escuta e comunhão”.