Cardeal Falcão, de Brasília, celebra 49 anos de ministério episcopal

 

O mês de junho é especial para a vocação do arcebispo emérito de Brasília, dom José Freire Falcão. Na última sexta-feira, 17, o cardeal completou 49 anos de consagração episcopal. No domingo, 19, comemorou 67 anos de ordenação sacerdotal e em 28 de junho festeja 28 anos de cardinalato.

Entre 1984 e 2004, dom Falcão exerceu a função de arcebispo de Brasília, se tornando o segundo pastor da Arquidiocese. Sempre fiel ao seu lema episcopal, In humilitate servire – “Servir na humildade”, o purpurado ampliou nesse período o número de padres e de paróquias do Distrito Federal, preparou a recepção ao então papa São João Paulo II em 1991, criou a Casa do Clero e estimulou os movimentos eclesiais, entre outras atividades.

Dom Falcão nasceu em 1925 na cidade de Ereré (CE), e desde cedo sonhou em ser sacerdote, vocação a qual sempre foi incentivado pela família. Entrou no Seminário da Prainha, em Fortaleza, aos 14 anos. Foi ordenado padre em 1949 e em 1967 foi feito bispo, tornando-se pastor da mesma diocese em que já havia exercido o sacerdócio por vinte anos em Limoeiro do Norte, também no Ceará. Em 1971 tornou-se arcebispo de Teresina (PI), onde permaneceu até 1984, quando foi transferido para Brasília. Dom Falcão ainda participou em 2005 do funeral de João Paulo II e do conclave que elegeu o Papa Bento XVI.

Fonte: Arquidiocese de Brasília