No domingo, 23, o arcebispo emérito de Brasília, Cardeal Dom José Freire Falcão completou mais um ano de vida. De seus 91 anos de idade, mais de 70 foram totalmente dedicados a serviço da Igreja. Em junho deste ano, o purpurado completou 49 anos de consagração episcopal, 67 anos de ordenação sacerdotal e 28 anos de cardinalato.
Entre 1984 e 2004, Dom Falcão exerceu a função de arcebispo de Brasília, se tornando o segundo líder da Arquidiocese. É considerado um dos arcebispos mais expressivos e ativos na Igreja de Brasília. Sempre fiel ao seu lema episcopal, In humilitate servire – “Servir na humildade”, Dom José Freire Falcão enquanto arcebispo ampliou o número de padres e de paróquias do Distrito Federal, preparou a recepção ao papa em 1991, criou a Casa do Clero e estimulou os movimentos eclesiais, entre outras atividades.
Dom Falcão, hoje arcebispo emérito de Brasília, nasceu em 1925 na cidade de Ereré (CE), e desde cedo sonhou em ser sacerdote, iniciativa que sempre teve o apoio da família. Ingressou no Seminário da Prainha, em Fortaleza, aos 14 anos. Foi ordenado padre em 1949 e em 1967 foi feito bispo, tornando-se pastor da mesma diocese em que já havia exercido o sacerdócio por vinte anos: Limoeiro do Norte (CE). Em 1971 tornou-se arcebispo de Teresina (PI) onde permaneceu até 1984, quando foi transferido para Brasília.
Em 28 de junho de 1988, Dom Falcão foi criado cardeal, tendo participado, em 2005, dos funerais de São João Paulo II e do conclave que elegeu o papa Bento XVI.
Fonte: Arquidiocese de Brasília