Nesta quinta-feira, 17, aconteceu o segundo dia de trabalhos do Conselho Episcopal Regional (CONSER), que termina nesta sexta-feira, 18, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF) em Goiânia. Presidiu a Santa Missa com Laudes, o bispo de Rubiataba-Mozarlândia (GO) e secretário do regional, Dom Francisco Agamenilton. Após a discussão e reflexão de diversos temas nesses dias e momentos de fraternidade e comunhão entre os bispos, Dom Waldemar Passini Dalbello, bispo de Luziânia e presidente do Regional Centro-Oeste, falou a respeito dos temas já colocados em pauta até agora. Confira abaixo as palavras dele na íntegra.
Novo arcebispo de Goiânia e novo arcebispo militar
Na quarta-feira, dia 16, nós acolhemos Dom João Justino, novo arcebispo de Goiânia. Foi um momento de muita alegria poder tê-lo conosco no regional. A presença do Dom João Justino vem enriquecer muito o nosso regional, ele que é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB. Nos alegramos também com a nomeação pelo papa Francisco, do Dom Marcony Vinícius como novo arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil.
Campanha da Fraternidade 2022
Logo após essa acolhida carinhosa, manifestação do nosso apreço pelos bispos nomeados, nós refletimos sobre o tema da Campanha da Fraternidade, cujo lema é “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr. 31,36). Foi Dom Francisco Agamenilton, secretário do regional e bispo referencial da Comissão para a Educação e Cultura do Regional, quem nos ajudou sobre essa reflexão da Campanha da Fraternidade e os rumos e dramas da educação, as dificuldades dos professores, mesmo o drama pessoal, tanto por questões profissionais, escolas exigentes, mas também lidar com esses dois anos de pandemia, tudo que tem causado na vida dos professores, e nós vemos que há um grande apelo para a Igreja cooperar ao seu modo, na sua missão, ajudar os professores e, é claro, os pais colaborarem de modo muito mais preciso com a educação dos seus filhos, sejam eles crianças, adolescentes ou jovens.
Diáconos Permanentes
Outro ponto que nos dedicamos na quarta-feira foi sobre o diaconado permanente no regional. Temos uma presença significativa de diáconos, uma grande contribuição desses irmãos que se dedicam ao ministério ordenado. Após uma segunda análise do regulamento da Comissão Regional de Diáconos (CRD) nós chegamos então a um bom termo, nós aprovamos esse texto de referência para a coordenação que eles exercem da missão e da vida deles entre si apoiados e acompanhados pelo bispo referencial que é Dom Lindomar, bispo de São Luís de Montes Belos.
Presbíteros e religiosos
Nesta quinta-feira nós seguimos nossa pauta conversando sobre a vida e o ministério dos presbíteros no Regional, queremos aperfeiçoar cada vez mais o nosso apoio, o apoio das Igrejas, a escuta dos presbíteros, nas exigências do ministério e vamos nos dedicar um tempo a verificarmos nosso relacionamento entre Conferência dos Bispos e a Conferência dos Religiosos (CRB) – estreitar esses laços. Os bispos são devedores em relação aos religiosos no sentido de que eles são uma riqueza nas dioceses, apoiam inúmeras iniciativas com o carisma que cada ordem traz nos territórios das Igrejas diocesanas e assim vamos prosseguindo nossa missão.
Último dia do CONSER: Dimensão Bíblico da Pastoral
Temos previsto para esta sexta-feira, entre os temas outros, mais uma vez nos dedicarmos a animação bíblico da pastoral quanto ao ministério do catequista. Esse novo ministério que o papa instituiu e nos dá como presente para a Igreja e que vai chegar aos poucos na vida cotidiana das comunidades. Vamos tratar desse ministério e de como fomentarmos um amor maior à palavra de Deus, um conhecimento maior à palavra de Deus para assim verdadeiramente termos um crescimento dos que estão na Igreja e o crescimento da missão, porque o ponto de partida na vida da Igreja e na vida de fé é a escuta da palavra, a palavra que suscita a fé e depois ela que vai à nossa frente como guia, que é o próprio Jesus que nos orienta e nos comunica vida como palavra eterna do Pai.