Na tarde desta segunda-feira (12) aconteceu na sede do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal) a Reunião da Comissão Episcopal de Pastoral (CEP). O encontro contou com a participação do bispo de Uruaçu (GO) e presidente do regional, Dom Messias dos Reis Silveira; do bispo auxiliar de Goiânia e secretário do regional, Dom Levi Bonatto; do bispo auxiliar de Brasília, Dom Marcony Vinícius; do bispo de Itumbiara (GO) Dom Antônio Fernando Brochini; e do secretário executivo do regional, padre Eduardo Luiz de Rezende.
O grupo definiu os detalhes da Reunião do Conselho Episcopal Regional (Conser). Ontem (12), Dom Messias presidiu a Santa Missa de abertura no início da noite. Ele comentou o Evangelho do dia (Lc 17,1-6) em que a palavra do Senhor exorta sobre o cuidado que devemos ter com os escândalos. “Ai daquele que produz escândalo” (Lc 17,1). Segundo Dom Messias, Jesus fala da necessidade do perdão.
A Primeira Leitura (Tt 1,1-9) também foi comentada. “O bispo deve ser o homem da verdade, do bem e não aquele que escandaliza. Sobre isso, valem aquelas orientações finais da Primeira Leitura: ‘é preciso que o epíscopo seja irrepreensível, como administrador posto por Deus. Não seja arrogante nem irascível nem dado ao vinho nem turbulento nem cobiçoso de lucros desonestos, mas hospitaleiro, amigo do bem, ponderado, justo, piedoso, continente, firmemente empenhado no ensino fiel da doutrina, de sorte que seja capaz de exortar com só doutrina e refutar os contraditores”’ (Tt 1,7), citou. Por fim, ele comentou: “são palavras duras para nós e nos pede conversão para que vivamos na fé o nosso ministério”.
As atividades desta terça-feira (13) começaram com a Santa Missa presidida por Dom Marcony Vinicius. Ele também fez um breve comentário sobre a liturgia do dia (Lc 17,7-10). “O bispo tem que exortar homens, mulheres – todos para o caminho do bem. Pela bondade do Senhor somos bispos, chamados a ser cooperadores da graça de Deus. Tudo o que fazemos, sobretudo a administração das dioceses é em vista da salvação. Somos chamados, portanto, a viver com equilíbrio, justiça e piedade. Como pais das dioceses, nós temos agradado a Deus? Não nos esqueçamos que somos apenas servos inúteis”, destacou em sua homilia Dom Marcony.
A Reunião do Conser acontece pela primeira vez na nova sede do Regional Centro-Oeste da CNBB, onde funcionava apenas a hospedaria da instituição. A sede continua na Rua 93, Setor Sul, em Goiânia.
Programação do Conser
Nesta terça-feira, os bispos confraternizam em Trindade (GO).
Quarta-feira (14)
7h30 – Missa com Laudes – Dom Adair, Dom Carmelo e Dom Valdir
8h30 – Café
9h – Início das atividades – encaminhamentos
9h30 – Tema – Comunidades terapêuticas – Dom Adair
10h – Partilha sobre o tema
10h15 – Intervalo
10h30 – Continuação – Assuntos da Pauta – Dom Messias
11h15 – Tema – Curso de Extensão (PUC Goiás) sobre a família – Dom Levi
12h – Almoço
14h30 – Hora Média (Oração) – Dom Valdir
14h45 – Sínodo dos Bispos sobre a Juventude – Cardeal Dom Sergio
15h30 – Continuação assuntos de pauta – Dom Messias
16h30 – Reunião reservada dos bispos – Dom Messias
18h – Vésperas (Oração) – Dom Levi
19h30 – Jantar – CPDF