No dia 10 de abril, a Missa solene no Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, marcou a abertura da 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil de 2013. Nesta estão presentes 361 bispos de todo o Brasil, destes 43 são eméritos. Já o número total de participantes chega a 451, entre assessores, secretários executivos, representantes de organismos, colaboradores e convidados.
O evento anual da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, que trata de assuntos pastorais de ordem espiritual e também de temas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, analisados pelo episcopado, na perspectiva da evangelização.
O tema central deste ano é “Comunidade de Comunidades: uma nova Paróquia”, que tem relação direta com o cotidiano das comunidades católicas do Brasil. A preocupação do episcopado brasileiro é com a adequação da estrutura da igreja aos novos tempos, como explicou o bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Joaquim Giovani Mol: “é algo muito importante, e é uma escolha que o próprio Jesus faz: o caminho da vida simples que conduz para o Pai. Todos os papas tem tocado neste tema, enfocando uma Igreja pobre e para os pobres, e isso está presente também na reflexão dos bispos nesta Assembleia”. Dom Joaquim destacou a preocupação dos bispos com a evangelização dos católicos “não praticantes”: “há um texto que está sendo analisado pelos bispos, mas em todo processo de evangelização, seja para os batizados, praticantes ou não, ou mesmo para os novos membros, o mais importante é a experiência feita com a pessoa de Jesus Cristo. E é isso que deve ser promovido”.
Um dos temas prioritários desta Assembleia é a avaliação do texto do Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil. O documento, caso seja aprovado, deve apresentar as orientações pastorais para a atuação da igreja neste campo, como explicou o Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner: “sabemos da importância da comunicação nos dias atuais. Por isso refletimos e discutimos sobre um texto que nos ajude a dar uma melhor direção à evangelização na Igreja. Ter um Diretório da Comunicação ajudará a evangelização, através dos meios de comunicação, nos diversos aspectos, seja litúrgico, seja catequético ou na própria ação evangelizadora interna da comunidade”.
No dia 12, a missa, com os bispos brasileiros, foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, que teve, no dia 13, pela manhã, um encontro privado com os bispos presentes em Aparecida.
Todas as sessões e outras atividades da Assembleia são realizadas no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, próximo ao Santuário. Já as Celebrações Eucarísticas acontecem todos os dias, às 7h30, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, com transmissão pela TV Aparecida e Rede Vida de Televisão, além de várias rádios católicas e pela internet.
A 51ª Assembleia Geral dos Bispos irá até o dia 19 de abril.