Bispos prestam homenagem a Dom Antonio Ribeiro

Emérito celebrou em 2016, 90 anos de idade e 55 de episcopado

Os bispos das dioceses que integram o Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal) e que participam da última reunião do Conselho Episcopal Regional (CONSER) em 2016, visitaram na manhã desta quarta-feira (16) o arcebispo emérito de Goiânia, Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, por ocasião dos seus 90 anos de vida, celebrados no dia 10 de junho deste ano e pelos 55 anos de episcopado, comemorados em 29 de outubro passado.

O bispo de Anápolis (GO) e vice-presidente do regional, Dom João Wilk, disse que a visita se justifica pela história de Dom Antonio e pelos longos anos de dedicação à Igreja no Centro-Oeste, bem como por ter celebrado aniversários tão importantes neste ano. “As celebrações natalícias e pelo seu episcopado nos motivaram a vir cumprimenta-lo e, mais do que isso, por ser nosso irmão, um exemplo de dedicação, entrega, lucidez e de amor à Igreja”, disse em entrevista. Ele comentou também que Dom Antonio é chamado de patriarca do regional não só pela idade, mas pela sabedoria. Destacou também que o emérito o inspira pela fé e pela abertura para os assuntos da atualidade.

Ao dirigir palavras a Dom Antonio em nome do regional, Dom João lembrou ainda que conheceu o homenageado por volta de 1979, em Anápolis e que, desde então sempre estimou o irmão no episcopado pelo grande espírito de pastoral, pela inteligência, fluidez no raciocínio e nas palavras, pela fidelidade no ministério e serenidade de espírito. “Tomara que Deus conceda a todos nós longa vida e esta mesma serenidade de espírito e de coração que nutre Dom Antonio”, disse, fitando o olhar nos bispos presentes.

Após as palavras de afeto do presidente em exercício do regional, Dom Antonio cumprimentou e agradeceu aos bispos pela presença e homenagem. Em seguida, teceu algumas palavras como um irmão mais velho sobre a importância do regional para a vida de cada bispo e Igreja particular. “O regional é uma força espiritual de unidade em que cada bispo ajuda o outro com sua presença. Certa vez eu estava desanimado de ir a uma reunião do regional e Dom Fernando Gomes dos Santos me disse”: ‘se você não tem nada a levar, vai mesmo assim que irá receber muito’. “Eu fui e de fato a convivência e a fraternidade de cada um nos ajuda a fazer o bem”.

Dom Antonio concluiu sua fala aos bispos dizendo que, como emérito, alimenta sempre dois pensamentos: o primeiro, que ele considera o mais importante, é passar boa parte do seu dia rezando na capela da sua casa pela Arquidiocese de Goiânia, pelo Regional Centro-Oeste e pela Igreja Católica de modo geral. O segundo é se preparar também pela oração para o encontro definitivo com Deus que se aproxima. “Nessa altura da idade não posso esperar. Peço que vocês estejam em oração comigo na graça e no amor de Deus sob a proteção de Nossa Senhora para que eu esteja preparado quando a morte chegar. Deus abençoe a cada um de vocês e lhes pague”, concluiu.

O secretário executivo do regional, padre Eduardo Luiz de Rezende entregou uma carta assinada por todos os bispos que participam do CONSER a Dom Antonio, na qual pede a Deus pela sua saúde e manifesta gratidão pelos longos anos dedicados ao Povo de Deus em Goiás e no Distrito Federal.

A Reunião do CONSER que começou na terça-feira (15) segue até sexta (18). O presidente do regional, Dom Messias dos Reis Silveira não pode participar por ter se submetido a uma cirurgia recentemente.

VEJA TODAS AS FOTOS

FLICKR

GOOGLE FOTOS