Os bispos referenciais e padres coordenadores do Setor Juventude, nos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se reuniram nos dias 16 e 17 de fevereiro, na sede da conferência, em Brasília, com o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Vilson Basso, e o coordenador, padre Antônio Ramos do Prado, para partilharem a caminhada e os projetos do Setor, para a Igreja no Brasil. Entre eles, participaram o bispo de Rubiataba-Mozarlândia e referencial do Regional Centro-Oeste, Dom Adair José Guimarães, e o coordenador, padre Gilson Jardene.
De acordo com padre Gilson, diversos temas foram tratados no encontro, como a Romaria Nacional da Juventude, que acontecerá nos dias 29 a 30 de abril, em Aparecida, e a missão nas dioceses banhadas pelo Rio Paraíba, encerrando assim o Projeto Rota 300, por ocasião dos 300 anos do achado na imagem de Nossa Senhora Aparecida pelos três pescadores, em 1717. Marcou a pauta da reunião ainda, a preparação da 2ª Missão Jovem, que acontecerá em dezembro, na Diocese de Caxias (MA), e os encaminhamentos 2º Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil, que está em fase de preparação. O grupo também conversou sobre os grupos de jovens paroquiais e as oito linhas de ação do Documento 85, da CNBB, “Evangelização da Juventude”.
O coordenador do Setor Juventude no regional, padre Gilson, considerou importante a reunião e um impulso para colocar em prática os projetos que desenvolve a Igreja no Brasil. “Considerando toda a realidade e os projetos propostos para o ano de 2017, renovamos nosso ardor e opção preferencial pelos jovens e traçamos metas para a reestruturação do trabalho de evangelização da juventude em nosso regional, que já conta com preciosos e pioneiros planos na particularidade de cada diocese e na unidade do Regional Centro-Oeste”, afirmou.