Bispos do Regional Centro-Oeste realizam última Reunião do Conser, em 2017

Nos dias 21 a 23 de novembro, os bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB, realizaram a última Reunião do Conselho Episcopal Regional (Conser), em 2017. O encontro, que congrega todos os bispos da Igreja em Goiás e no Distrito Federal, teve uma pauta extensa, que abordou desde temas relacionados à administração do regional, como à vida pastoral dessa porção da Igreja. Os bispos também ajustaram o calendário de atividades do próximo ano, com o da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

[Baixe aqui o material do Dom Leomar sobre Iniciação à Vida Cristã]

Iniciar na Fé

Iniciação à Vida Cristã (Cap. 1)

Iniciação à Vida Cristã (Cap. 2)

Iniciação à Vida Cristã (Cap. 3)

Iniciação à Vida Cristã (Cap. 4)

Além das missas que são o momento celebrativo que proporciona a comunhão do colégio episcopal no regional, diversas pautas nortearam o encontro, como por exemplo, o Regulamento das Pastorais, do Regional Centro-Oeste. Os bispos fizeram um pedido às diversas pastorais, no sentido de observar o que prescreve essas normas para o bom andamento da vida da Igreja. Algumas informações também foram dadas nestes dias acerca da importância do envio de conteúdo para alimentar o site do regional e seus demais veículos de comunicação; está sendo elaborado um texto de orientações sobre a dimensão litúrgica, que deverá ser aplicado livremente pelas dioceses. Esse conteúdo está sendo produzido pelo bispo auxiliar de Brasília, Dom José Aparecido, com colaboração de todos os bispos.

O bispo auxiliar de Goiânia e secretário do regional, Dom Levi Bonatto, informou que o curso de mestrado em Direito Canônico, que será ministrado em Goiânia, está dependendo apenas de uma autorização da Santa Sé para ter início. O arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, por sua vez, relatou como foi o encontro dos bispos do estado de Goiás com o governador Marconi Perillo, para tratar do tema Ideologia de Gênero. Segundo ele, foi um momento muito positivo.

Ano do Laicato

Durante o Conser, os bispos também fizeram algumas sugestões para a vivência do Ano Nacional do Laicato, que começou no último domingo (26) e se estende até 25 de novembro do próximo ano. “Foi sugerido a realização de reuniões, simpósios, encontros com os Conselhos de Pastorais Paroquiais (CPPs), caminhadas de espiritualidade, visita da imagem da Sagrada Família nas comunidades, entre outros”, disse em entrevista o bispo de Uruaçu e presidente do regional, Dom Messias dos Reis Silveira.

Iniciação à Vida Cristã

Logo após o Conser, os bispos e os coordenadores de pastorais, movimentos e organismos, participaram de uma formação sobre o Documento 107 da CNBB, “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”, com o bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), Dom Leomar Antônio Brustolin. Em sua apresentação, ele fez um apanhado sobre os quatro capítulos do documento. Conforme suas colocações, a iniciação à vida cristã é uma dinâmica que visa introduzir a pessoa na fé cristã, isto é, um caminho cujo objetivo é formar discípulos de Jesus Cristo. “O percurso desse processo integra os discípulos à Igreja de Cristo, à comunidade de fé, para que testemunhem o Cristo no mundo”, destacou.

 

VEJA TODAS AS FOTOS

Dom Leomar também explicou pontos que precisam ser observados pela dimensão catequética, para que o seu trabalho seja mais eficaz. Um deles é com relação ao modelo de transmissão da fé, que não pode mais ser desenvolvido apenas em salas de aula. “A catequese que a maioria de nós participou estava mais ligada à instrução. Agora nós precisamos propor que catequistas e comunidades permitam a experiência da iniciação: iniciar alguém em um caminho. A ideia de caminho, processo, tudo aquilo que revela mais dinâmicas que apenas evento, é o que queremos insistir”, pontuou. Esse caminho, segundo ele, passa necessariamente pela personalização da evangelização. “Tudo precisa ser personalizado para que a evangelização atinja a todos. Por exemplo, onde estão nossos jovens? Na internet. E o que nós temos feito para chegar até eles? Esse ambiente é ideal para a transmissão da fé”. Aguardar que as pessoas façam matrícula de seus filhos na catequese, apenas no período de inscrições abertas pela paróquia, está fora de cogitação na atualidade. “É preciso ser Igreja em saída, visitar as famílias, buscar os catequizandos nas casas, para que assim se conheça também a realidade da família”, motivou.

O próximo Conser acontecerá no mês de março de 2018, na cidade e Diocese de São Luís de Montes Belos (GO). Uma das formações do encontro vai tratar do tema, “Laicato, construindo uma cultura de paz no mundo”, em sintonia com o Ano Nacional do Laicato, cujo tema é, “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, e com a Campanha da Fraternidade 2018, que tem como tema, “Fraternidade e superação da violência”. “Nós bispos, definimos que uma comissão vai preparar também, para o próximo ano, uma carta sobre o ano eleitoral. O conteúdo deve ser aprovado no próximo Conser”, antecipou o presidente Dom Messias.

Leia também: Caminhada pastoral do Regional Centro-Oeste é avaliada