A Romaria do Pai Eterno, em Trindade (GO) é considerada a maior expressão da religiosidade popular da região, que neste ano contou com a participação de dois milhões e setecentas mil pessoas, segundo dados da Polícia Militar de Goiás. A estatística inclui toda a movimentação da novena preparatória e o dia oficial da festa que foi o domingo, 3 de julho. O tema que orientou a pregação dos mais de 100 missionários que atenderam os romeiros e presidiram as celebrações foi “O Pai Eterno é misericordioso”.
Este ano a Festa contou com a participação dos bispos do Regional Centro-Oeste, que pregaram nas celebrações solenes da novena, realizadas de 24 de junho a 2 de julho, às 20 horas, sempre transmitidas pela TV da Pontifícia Universidade de Goiás. Os bispos que presidiram as novenas foram: dom Washington Cruz, Arcebispo metropolitano de Goiânia; dom Levi Bonatto, Bispo Auxiliar de Goiânia; dom Fernando Antônio Brochini, Bispo de Itumbiara; dom Marcony Vinicius Ferreira, Bispo Auxiliar de Brasília; dom Adair José Guimarães, Bispo de Rubiataba-Mozarlândia; dom José Aparecido Gonçalves, Bispo Auxiliar de Brasília; dom Messias dos Reis Silveira, Bispo de Uruaçu e presidente do Regional Centro-Oeste e dom Fernando Guimarães, Arcebispo Militar do Brasil.
A participação dos fieis durante a novena solene deixou o Santuário Basílica com lotação completa, sendo que nos últimos três dias, devido ao número de participantes, as celebrações foram realizadas na Praça Dom Antonio Ribeiro de Oliveira.