Bispos do Regional Centro-Oeste estudam Motu Proprio sobre nulidade matrimonial

A carta Motu Proprio do papa Francisco, intitulada “Mitis Iudex Dominus Iesus” foi o tema de estudo da última reunião do ano, do Conselho Episcopal Regional (Conser), que aconteceu de 16 a 19 de novembro, na sede do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal), em Goiânia. O documento trata da reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade no Código de Direito Canônico, que entrará em vigor no próximo dia 8 de dezembro, início do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

“O documento contém uma série de normas que modificam a vigente disciplina sobre nulidade matrimonial e nós o estudamos em atendimento ao pedido do papa de mais celeridade nos julgamentos das causas dessa natureza, no sentido de serem decididas com mais rapidez”, disse em entrevista o bispo auxiliar e presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Brasília, dom Valdir Mamede, que orientou o estudo.

Outro destaque da reunião dos bispos foi a reflexão acerca do rosto da Igreja no regional. “De maneira conjunta refletimos sobre a identidade do Regional Centro-Oeste: quais questões nos marcam profundamente?”, questionou o presidente dom Messias dos Reis Silveira. Para que isso ficasse mais claro, eles retomaram as decisões da Assembleia do Povo de Deus, evento que aconteceu no mês de setembro. 

“Os grandes norteadores da nossa caminhada pastoral nos próximos anos serão o Ano da Misericórdia (2016); o Ano Vocacional Mariano (2017); e o Ano da Família (2018). São essas marcas que queremos definir de tal forma que quem analisa o regional consiga nos identificar como uma Igreja que prioriza determinada realidade”, disse o presidente do regional. Os bispos também fizeram um diagnóstico da avaliação feita pelos participantes da Assembleia do Povo de Deus.

Novo bispo de Jataí

Foi durante o Conser que os bispos receberam a notícia da nomeação do monsenhor Nélio Domingos Zortea, para diocese de Jataí, que estava vacante desde maio de 2014, quando dom José Luiz Majella Delgado, foi transferido para a arquidiocese de Pouso Alegre (MG). “Tivemos a oportunidade de falar com o monsenhor Nélio por telefone e o saudamos com boas-vindas e votos de uma missão frutuosa na diocese de Jataí”, disse dom Messias.

Ainda na reunião, os bispos se confraternizaram em Trindade e conheceram as obras do novo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Eles tiveram a oportunidade de ver o medalhão encontrado e a imagem esculpida, a partir dele, pelo artista goiano Veiga Valle, em 1840. Para o bispo auxiliar de Brasília, dom Marcony Vinícius, o momento foi ímpar. “Posso dizer que o novo santuário é especular e chama a atenção pelas dimensões e grandiosidade. Conhecemos a história da devoção ao Divino Pai Eterno, como foi encontrado o medalhão, a primeira igreja, passando pelo atual santuário, e o novo que está com as obras bem adiantadas com a cripta que já está praticamente toda fundamentada e agora as colunas sendo erguidas”.

Avaliação

O bispo de São Luís de Montes Belos (GO), dom Carmelo Scampa, avaliou positivamente a reunião. “Deveria acontecer mais vezes porque é o espaço positivo de confronto, exposição de opiniões, sonhos, perspectivas e partilha dos problemas pastorais e administrativos em âmbito regional”. O bispo também apontou como fundamental nessa reunião, o estudo do Motu Proprio. “Foi esclarecedor para o nosso ministério a aplicação das novas normas do papa para os processos de nulidade matrimonial”. 

Ao final do Conser, na manhã desta quinta-feira (19), os bispos fizeram alguns ajustes na agenda do próximo ano e rezaram para que a Igreja no Centro-Oeste continue unida, missionária e fraterna.

VEJA TODAS AS FOTOS. CLIQUE AQUI