Nesta sexta-feira, 06 de setembro, faltando exatamente um mês para o primeiro turno das eleições municipais, os bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB divulgam nota oficial em que afirmam que o período das eleições “é uma oportunidade de renovarmos nossa esperança e promovermos o bem comum dos municípios onde habitamos. Para isso, exerçamos o direito ao voto de modo consciente e livre”. Na nota, o episcopado de Goiás e de Brasília pede que, ao votar, os eleitores observem o Evangelho e a Doutrina Social da Igreja e que deem ainda atenção especial aos candidatos católicos oriundos das nossas comunidades. Confira!
NOTA DOS BISPOS DO REGIONAL CENTRO-OESTE SOBRE AS ELEIÇÕES 2024
“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus” (Rm 12,2).
Nós, bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB, diante das eleições municipais, motivamos todos os fiéis e pessoas de boa vontade a viverem a corresponsabilidade com a Política, entendida como “a forma mais sublime de caridade, porque busca o bem comum” (Papa Francisco, Fratelli Tutti, n. 180).
Esta é uma oportunidade de renovarmos nossa esperança e promovermos o bem comum dos municípios onde habitamos. Para isso, exerçamos o direito ao voto de modo consciente e livre. Participemos de modo justo, respeitando a dignidade das pessoas e a legalidade do processo eleitoral. O voto não tem preço e sim consequência para a vida de todos.
Fundamentados no Evangelho e na Doutrina Social da Igreja, nós, eleitores católicos, daremos especial atenção aos candidatos que:
1. Estejam comprometidos com a promoção, a defesa e proteção da vida de todas as pessoas, desde a concepção até a morte natural;
2. Tenham histórico de compromisso com a vida pública, sejam ficha limpa, façam uma campanha eleitoral de forma honesta, sem compra de votos e respeitando os candidatos opositores;
3. Apresentem projetos de governo que contemplem a realidade e as necessidades básicas do povo para uma vida digna;
4. Tenham suficiente preparação cultural e conhecimento da Lei Orgânica do Município e da Constituição Federal;
5. Sejam comprometidos com a promoção da família, com posicionamentos que priorizem e defendam os seus valores;
6. Saibam promover e trabalhar em sintonia com os Conselhos Municipais, devidamente constituídos;
7. Sejam capazes de dialogar, de respeitar as diferenças e de promover a paz através de políticas públicas em vista da superação dos conflitos e da violência nas grandes cidades e no campo;
8. Demonstrem compromisso com as questões socioambientais em vista da construção de políticas de conscientização e projetos de cuidado com a natureza;
9. Tenham atenção e disposição para promover uma educação humanista, integral e solidária;
10. Partilhem dos valores católicos e sejam abertos ao diálogo com pessoas das variadas religiões.
Pedimos especial atenção aos candidatos católicos, oriundos de nossas comunidades.
Confiemos à proteção de Nossa Senhora d’Abadia o nosso povo e aqueles que forem eleitos a fim de se colocarem como servidores de todos, especialmente dos mais pobres e privados dos diretos básicos para uma vida digna.
Goiânia, 06 de setembro de 2024.
Bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB